Adultos

Lição 8 - A disciplina na Igreja II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – A DISCIPLINA NA IGREJA

...

Comentário Bíblico de Matthew Henry

12.5-11 Quem ama mais a seus filhos, o pai que lhes permite fazer o que lhes causa dano ou o que os corrige, disciplina e castiga para lhes ajudar a aprender o que é correto? Nunca é agradável ser corrigido e disciplinado Por DEUS, mas sua disciplina é um indício de seu amor profundo por nós. Quando DEUS lhe corrige, tome-o como uma prova de seu amor e lhe peça que lhe mostre o que está tratando de lhe ensinar.

12:11 Podemos responder à disciplina de diversas formas: (1) aceitá-la com resignação; (2) aceitá-la com compaixão de si mesmo, pensando que em realidade não o necessitamos; (3) ressentir-nos e nos ofender com DEUS por isso; ou (4) aceitá-la com gratidão, como a atitude apropriada para um Pai amoroso.

12:12, 13 DEUS não é só um pai que disciplina mas também um instrutor exigente que nos estimula a alcançar o máximo e demanda uma vida disciplinada. Embora pudéssemos não nos sentir o bastante fortes para alcançar a vitória, sentiremos a capacidade para continuar à medida que seguimos a CRISTO e dependemos de sua fortaleza. Assim podemos usar nossos crescentes força para ajudar a quem está perto de nós que são débeis e que estão lutando.

12:12, 13 A expressão "pelo qual" é um indício de que o que segue é importante! Não devemos viver só com nossa própria sobrevivência em mente. Outros seguirão nosso exemplo e temos uma responsabilidade com eles se afirmarmos que vivemos por CRISTO. Seu exemplo ajuda a outros a acreditar, seguir e maturar em CRISTO, ou quem o segue terminam confundidos e extraviados? Comentário bíblico John Wesley

Disciplina na CORRIDA CRISTÃ ESPERANÇADA (Hb 12: 5-11)

12: 5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido;

12: 6 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho.

12: 7 Se suportais a correção, DEUS vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

12: 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

12: 9 Além do que tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos: não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?

12: 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

12: 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.