Adultos

Lição 8 - A disciplina na Igreja VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - O CORPO DE CRISTO - origem, natureza e vocação da Igreja no mundo

COMENTARISTA: José Gonçalves

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 8 – A DISCIPLINA NA IGREJA

A Igreja foi instruída a adotar a disciplina como medida para preservar sua identidade cristã, bem como manter-se como coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15). A disciplina faz-se necessária na igreja haja vista o seu caráter santo. Deus chamou o seu povo a viver em santidade porque Ele mesmo tem em si a santidade como uma das suas principais qualidades (1 Pe 1.15,16). Entende-se por santidade a separação completa do pecado. E, por não aceitar o pecado, Deus inseriu a disciplina entre o seu povo tanto no Antigo quanto no Novo Testamento para manter a honra à sua Palavra e frear o comportamento pecaminoso.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A NECESSIDADE DA DISCIPLINA BÍBLICA

Quando não há prática da disciplina, o testemunho cristão da igreja é enfraquecido. É preciso, portanto, buscar o caminho bíblico para que a disciplina não desapareça da vida da igreja. Aqui, disciplina não é sinônimo de "castração", mas de "restauração". A disciplina não visa matar o faltoso, mas tratá-lo de forma adequada. Tão logo termine o processo de correção, o crente, agora restaurado, volta à comunhão.

Desde o princípio, Deus orienta ao Seu povo a se portar de modo santo e dedicado a Ele, para que possam ser identificados como povo escolhido pelo Senhor. Para tanto, encontramos a Sua justiça sendo aplicada através de princípios disciplinares que visam corrigir o povo e restaurá-los à comunhão necessária para com Deus.

Contudo, o tempo presente tem apresentado uma distorção de muitos princípios bíblicos, relativizando tudo o que for possível para agradar os corações errantes e equivocados.
As pessoas não querem ouvir sobre punição, pois não é agradável para esta geração atual, nem se presta bem ao cristianismo moderno. Vivemos numa época de tolerância. Muitas vezes ouvimos que Deus é amor, mas raramente que Ele é justo. A frouxidão na disciplina da igreja cristã resulta na rejeição do ensino bíblico de que Deus pune o mal. Essa frouxidão é causada pela falha em entender a Justiça e pela falta de conhecimento a respeito de Deus e a sua personalidade. Os homens acreditam que a indiferença para com o pecado é o mesmo que o amor divino, mas é algo totalmente diferente. A Palavra de Deus nos diz para odiar o mal.

Devemos exercer a disciplina da igreja para que a Igreja Cristã possa ser um instrumento divino. A Igreja deve ser o instrumento através do qual Deus pode trabalhar. Sabemos que, com o passar do tempo, a Igreja Cristã decaiu até tornar-se uma união humana comum, uma sociedade comum, onde o trabalho é feito segundo os princípios humanos comuns de organização.

Destaque

A disciplina bíblica é caracterizada como instrumento de correção (Hb 12.5-11). Muitas vezes, o pecado na Antiga Aliança foi punido para servir de exemplo a fim de que não se tornasse um comportamento contumaz. Na Nova Aliança, o Senhor também não tolerou a prática pecaminosa a fim de manter a sua igreja pura, santa e justa. Na ocasião em que o apóstolo Paulo orienta aos coríntios a não tolerarem o pecado e invoca a exclusão daquele que permanecia na prática pecaminosa, apóstolo Paulo não estava incentivando a completa destruição do pecador, e sim preservando a igreja de ser incoerente com a ética bíblica. Aos crentes, cabe a responsabilidade de não apenas crer, mas, também, viver aquilo que se afirma crer.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.