Adultos

Lição 2 - A escolha entre a porta estreita e a porta larga VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 2 – A ESCOLHA DA PORTA ESTREITA E DA PORTA LARGA

A aula desta semana destaca as figuras da porta estreita e da larga, bem como as dos caminhos apertado e espaçoso, como analogias que representam a escolha feita pelos humanos concernente à salvação e à obediência à vontade de Deus. A decisão por trilhar pelo caminho da salvação requer da pessoa a renúncia aos deleites e prazeres deste mundo e a disposição para enfrentar os desafios da jornada cristã em direção ao Céu. Nesse sentido, o assunto central desta lição é a necessidade de consistência da fé para uma vida cristã verdadeira com vista à vida eterna.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

PORTAS E CAMINHOS

A ilustração que apresenta a condição final eterna dos justos e injustos sempre é caracterizada por um início e dois meios que resultarão em dois finais. O início único representa o nosso nascimento físico, onde todos somos nascidos debaixo da condição pecaminosa estabelecida pelo pecado original de Adão. Os dois meios são compostos pelas decisões ofertadas ao homem nascido em pecado, que após escolhido determinará o seu destino eterno (vida ou morte).

O tema tratado nessa lição destaca muito bem o que estamos falando. A ilustração que Cristo apresentou sobre as duas portas e os dois caminhos disponíveis para que o homem nascido de mulher venha a escolher e decidir. Quando Ele fala sobre a porta, entendemos ser a entrada e o acesso a algum lugar. Quando Ele fala sobre caminho, entendemos que existe uma rota cujo destino é definido pelo final daquela estrada. Portanto, Jesus destaca a dualidade existente na caminhada espiritual: morte eterna ou vida eterna.

Assim, as portas (os acessos) que levam aos caminhos (as jornadas) que definirão o destino (vida ou morte eterna) são destacados como “estreito” e “largo”. Tudo isso aponta para maneiras e formas de viver, que estão à disposição para escolha de qualquer ser humano na face da Terra.

A porta que leva à vida eterna (Jo 10.7-9) é chamada “estreita”. Isso não quer dizer que é difícil tornar-se cristão, mas que há apenas um caminho que leva à vida eterna com Deus, e que somente algumas pessoas decidem andar por esse caminho. Crer em Deus é o único caminho para o céu, porque somente Ele morreu pelos nossos pecados e nos justificou perante Deus Pai. Viver à sua maneira pode não ser popular, mas é algo verdadeiro.

A porta estreita (o acesso estreito) encaminha o homem (o pecador redimido) a um caminho condizente com o seu acesso: apertado. Isso vem destacar as dificuldades nas quais os seguidores de Cristo encontrarão em sua caminhada cristã, apontando para os sofrimentos, apontamentos, dores, perseguições; que caracterizam a jornada daquele que está disposto a andar com Deus.

Por outro lado, a porta que leva a morte eterna é apresentada como larga (espaçosa). O caminho pelo qual o homem é conduzido após o acesso da porta larga ser aberto também é chamado de espaçoso. Ele destaca o total contraste em relação ao caminho estreito, pois aponta para uma vida de facilidades e satisfações que visam atender ao desejo da carne.

Destaque

A decadência espiritual de muitos crentes ou até mesmo o abandono da fé é resultado da ambição de almejar por um “evangelho” que atende apenas às necessidades materiais ou emocionais com vista à vida terrena. A Palavra de Deus ressalta que se esperarmos em Cristo somente nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Co 15.19). A esperança do salvo não pode estar neste mundo, pois ele passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 Jo 2.17).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.