Adultos

Lição 2 - A escolha entre a porta estreita e a porta larga VII

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: Pr. Erivandro Galdino

LIÇÃO Nº 2 – A ESCOLHA DA PORTA ESTREITA E DA PORTA LARGA

INTRODUÇÃO

O assunto envolvendo a porta estreita, à luz de Mateus 7.13,14, faz parte do Sermão do Monte. A compreensão desse tema nos remete aos princípios que foram vaticinados por Jesus Cristo aos seus seguidores para terem um viver espiritual e ético nos padrões do Deus Eterno. Esse ensino vai na contramão de tudo o que uma sociedade sem Deus adota, que ensina uma liberdade que conduz à libertinagem, que a verdade depende do conceito de cada um, que o que vale é o prazer. Nosso divino Mestre, Jesus, por meio do ensinamento da porta estreita e do caminho apertado, não é vago, mas, sim, direto, evidenciando que o seguimento para uma vida de fé requer sacrifício, compromisso (Lc 1.75).

Um dos maiores emblemas divinos para a vida cristã é a cruz, palavra que carrega três significados:

1.Antigo instrumento de tortura e morte, formado por duas vigas, uma atravessada na outra, em que eram pregados ou amarrados os condenados. As cruzes eram de três feitios: em forma de xis, ou de tê maiúsculo, ou de sinal de somar, sendo mais longa a viga que ficava enterrada (Mc 15.30);

2.A morte de Cristo na cruz (1 Co 1.17; Gl 6.14);

3.Disposição de sofrer por Cristo até a morte (Mt 16.24).

Assim, o chamado para viver a jornada com Cristo para o Céu envolve a ação de renunciar a si mesmo, os prazeres mundanos, como o tomar a cruz, que é o estar pronto a viver pelo nome de Deus e fé até enfrentar a morte, o que requer dedicação e renúncia. Jamais se pode conjecturar que a vida com Cristo seja sem sacrifício, apenas de facilidade; não é isso que a mensagem da porta estreita e do caminho apertado querem nos falar. Por outro lado, a mensagem transmitida pela porta larga e o caminho espaçoso é a de que pela nossa escolha podemos trilhar a jornada da conveniência, da prioridade dos desejos do eu, do nosso achismo, de um viver que não quer qualquer alinhamento com a Palavra de Deus, mas dominado pelo egoísmo humano.

Está claro que para viver a vida cristã à luz da mensagem de Cristo é preciso crer e obedecer às Escrituras Sagradas, razão pela qual Jesus mesmo afirmou: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de águas viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38). Nossa vida só pode ser bem alinhada nos valores divinos se vivermos pela Palavra de Deus, na qual constam os ensinamentos divinos.

O homem pode tomar dois caminhos nesta vida: um que leva ao Céu, que é apertado, cujas placas de sinalização ao longo do caminho são os mandamentos e ensinos de Cristo Jesus, requerendo um viver santo, justo, ético, ações marcadas pelo amor, verdade, dessa forma se chegará ao Pai (Hb 12.14). O outro caminho é o espaçoso, é livre, sem placas de exigências, prevalecem todos os desejos de um eu não regenerado (Gl 5.19-21).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. ERIVANDRO GALDINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.