Adultos

Lição 1 - O início da caminhada III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 1 – O INÍCIO DA CAMINHADA

Texto: João 3.1-8

Introdução: O Novo Nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.

I. A CAMINHADA COM CRISTO

1. Compreendendo os dois caminhos

1.1. O caminho da vida natural (o que é nascido da carne é carne’ (Jo 3.6)

a. Inicia-se no momento do nosso nascimento natural

b. Poderá ser longa ou curta, mas não eterna.

c. Ela tem as seguintes fases:

. Infância,

. Adolescência,

. Juventude,

. Vida adulta e

. Velhice.

d. É caracterizada por dois momentos

. O nascimento

. A morte

1.2. O caminho da vida com Cristo. “O que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6)

a. A nova vida com Cristo é o começo:

. De uma nova história,

. De felicidade verdadeira

. De plenitude no Espírito (Rm 8.2)

b. Nessa vida há:

. Novos propósitos,

. Novos pensamentos

. Novas esperanças (Rm 12.2).

c. Nos tornamos um(a) filho(a) de Deus.

2. Os três companheiros da nossa caminhada

2.1. Deus, nosso Pai que nos elegeu em Cristo (Ef 1.3-6)

a. Agora somos cuidados, por Ele

b. Agora somos instruídos por Ele

c. Agora somos fortalecidos por Ele.

d. Agora temos um relacionamento de pai e filho.

2.2. Temos também o seu Filho Jesus como aquEle que:

a. Nos concede a vitória contra o pecado (1Co 15.57);

b. Nos concedeu a sua vida (Jo 3.16)

c. Nos conduz em segurança para o seu reino celestial (Cl 2.6,7).

2.3. O Espírito Santo

a. Como nosso auxiliador e consolador (Jo 14.26).

b. Pelo intermédio dEle, Deus operou:

. O milagre do Novo Nascimento,

. Transformou a nossa natureza caída

. Nos tornou em seus legítimos filhos.

2.4. Tudo isso significa nascer do Espírito ou Novo Nascimento (Jo 3.6; Jo 1.13; 1Co 15.50).

II. O NOVO NASCIMENTO

1. Por que precisamos do Novo Nascimento?

1.1. ‘Homem’ (Gr: ἄnthrōpos) = tem um uso genérico no texto e, por isso, seu sentido inclui todos os seres humanos (Jo 3.4).

1.2. Todo ser humano precisa passar pelo processo de regeneração, experimentar uma ação divina no interior, ou seja, nascer de novo (Jo 3.5; 20.22; 15.5; 2Co 5.17)

2. A religião não faz nascer de novo

2.1. Nicodemos era um príncipe dos judeus

a. Era um ‘fariseu’. Homem bem enraizado na religião judaica.

. Conhecia profundamente Deus segundo a tradição monoteísta do judaísmo

. Conhecia os ensinos da Lei

. Conhecia os ensinos dos Profetas

. Conhecia a história do seu povo

2.2. Sua tradição não oferecia o que sua alma precisava

2.3. Nicodemos vai ao encontro de Jesus identificando nEle o real poder de Deus (Jo 3.2)

2.4. Jesus foi direto ao ponto sobre o novo nascimento (Jo 3.3)

2.5. A nova vida que Nicodemos precisava só seria encontrada na ação do Espírito Santo (Jo 16.7-11; Rm 8.5-7).

3. O Novo Nascimento e seu processo

3.1. Esse processo é um milagre do alto, um mistério da fé.

3.2. A expressão “de novo”, que significa “do céu” (Jo 3.31; Gl 6.15; 1Jo 3.9),

a. A nova vida com Cristo, isto é, a vida eterna, gerada por intermédio da Palavra (1Pe 1.23),

b. A nova vida com Cristo vem de cima, de Deus e de mais ninguém (Jo 1.13)

3.3. Para explicar esse processo, Jesus fez uso de dois termos: “água” e “Espírito”.

a. Com a água, pode-se referir à Antiga Lei (Jo 1.33; 4.7-14; 7.38,39).

. Jesus cumpriu a Lei (Mt 5.17), de modo que ao falar da velha ordem, a representação da água era assegurada;

. Por intermédio da Nova Aliança, por meio do Espírito Santo, a água iria jorrar para a vida eterna (Jo 4.14)

3.4. Com o Espírito, Jesus faz o uso analógico do vento, do grego pneuma (espírito, vento).

a. Ninguém pode vê-lo nascer, nem para onde vai, mas pode senti-lo.

. Semelhantemente, a vida com Cristo se inicia pela regeneração (gennao - ser nascido) como obra do Espírito Santo que transforma pessoas pela fé em Cristo.

III. O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO

1. O Novo Testamento

1.1. Do ponto de vista canônico, o Antigo e o Novo Testamentos formam as Escrituras Sagradas

1.2. O conceito de Novo Testamento como Escritura é um processo gradual na vida da Igreja.

a. No início, ele não era visto pela Igreja como um livro, mas como uma unidade que fazia a diferença entre a Antiga Aliança (a Lei) e a Nova Aliança (o Evangelho) com o cumprimento pleno em Cristo (Gl 4.4)

. Esse entendimento deriva das raízes bíblicas (2Co 3.6).

. Nesse contexto, a palavra “aliança” ganha relevância.

b. Diathéke (Traduzida pela Septuaginta) = ordenação, dispensação e economia da salvação. (Jr 31.31)

c. Do latim, o termo ‘testamentum’ traz essa mesma força descritiva do termo diathéke.

2. O tema principal do Novo Testamento

2.1. O tema central do Novo Testamento é a pessoa de Jesus Cristo.

2.2. Em Cristo temos uma ênfase salvífica cujo interesse maior é o de reconciliar o mundo com Deus (Mt 1.21,23; Jo 1.14; 1Tm 2.5).

3. A importância do Novo Testamento na caminhada do cristão

3.1. O Antigo Testamento tem grande importância para o povo de Deus.

3.2. Jesus o dividiu em três categorias que apontavam para sua pessoa: Lei, Profetas e Escritos (Lc 24.44)

3.3. O cristão, porém, deve começar sua jornada de fé pelo Novo Testamento.

a. Aqui é refletido o desenvolvimento da revelação divina

. Envolve a vida e o ministério de Jesus

. Desdobra todo o plano arquitetado por Deus a respeito da nossa salvação.

3.4. No Antigo Testamento temos a promessa; no Novo, o seu cumprimento (Hb 1.1,2).

3.5. No Novo Testamento temos a consumação do plano do Pai em Jesus (2Co 5.19).

Conclusão: A jornada com Cristo tem início com o Novo Nascimento. Ela se estende por meio de uma longa peregrinação espiritual até o relacionamento perfeito com Jesus (Mt 16.24). Nessa peregrinação, os que começaram a nova vida com Cristo podem contar com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim, seremos guiados pelas palavras do Novo Testamento que tratam da vida, morte e ressureição do Senhor Jesus, em quem a nossa fé está fundamentada.

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