Adultos

Lição 1 - O início da caminhada VI

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Adultos - A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA - o caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu

COMENTARISTA: Osiel Gomes da Silva

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 1 – O INÍCIO DA CAMINHADA

Neste trimestre aprenderemos sobre a caminhada do crente rumo à cidade celestial. Nessa jornada, o crente depara-se com muitos obstáculos que desafiam a sua fé e o tentam fazer desistir da esperança vindoura. À luz da Palavra de Deus, refletimos sobre assuntos que são indispensáveis de serem estudados nestes últimos dias, como a realidade do Céu e do Inferno, e da tentação e da bendita esperança do salvo.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A CAMINHADA COM CRISTO

A trajetória humana tem sua origem na sua concepção. A partir de então, o homem natural se forma, com todas as suas características particulares com base na genética herdada por sua ascendência familiar. Na concepção humana, o seu tempo cronológico é iniciado sendo contado minuto a minuto, entendendo que um dia a vida física chegará a um fim. Aqui compreendemos o início da vida humana, que herda desde a concepção o pecado original cometido por Adão no jardim (Sl 51.5; Rm 5.12).

O homem nascido da carne não tem em sua natureza a espiritualidade de Cristo, o que é chamado de natureza espiritual; a sua inclinação é sempre para as coisas físicas e carnais. Como não tem a natureza espiritual plantada no seu ser, a tendência da vida na carne é totalmente contrária aos princípios divinos, razão pela qual Paulo diz que os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8; Gl 5.19-21). A condição pecaminosa do homem é descrita teologicamente como pecado original.

A partir de então entendemos que existe uma necessidade de o homem nascido de mulher ser redimido e resgatado de uma condenação inevitável: a morte eterna. Para tanto, um novo nascimento se faz necessário para que o pecador venha receber a redenção de seus pecados por intermédio da graça de Deus. Esse novo nascimento é chamado de vida espiritual ou vida com Cristo, pois trata-se do começo de uma nova jornada na plenitude do Espírito Santo, onde nossa mente é transformada para que recebamos a mente de Cristo (1 Co 2.16).

O começo da nossa jornada com Cristo, a salvação, tem a participação conjunta da Trindade. É necessário uma fé firme no Deus trino e uno, no que envolve nosso relacionamento pessoal com os membros da Trindade. No que tange o papel que cada membro desenvolve em prol da nossa salvação, todos os temas da reconciliação, expiação, redenção, justificação e propiciação dependem da cooperação distinta do Deus uno e trino (Ef 1.3-14).

Destaque

Quem nesta vida negar a Cristo Jesus não tem o Pai, e quem negar o Pai, não tem o Filho (1 Jo 2.23). No demais, há de perder a vida eterna, posto que é tão somente pela obra de Cristo na cruz do Calvário que a justiça e a graça divina nos são reveladas. O homem imperfeito é reconciliado com o Deus Perfeito por meio de Jesus Cristo (Gl 3.11-13).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.