Primário

Lição 6 - A primeira briga

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2021

Primários: Conhecendo o livro do começo

COMENTARISTA: GISELE GUIMARÃES

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – A PRIMEIRA BRIGA

Texto Bíblico: Gn 4.1-16.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que devemos manter o coração em Deus para que o mal não nos domine.

Exercitando a Memória

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus." (Mt 5.8 – ARC)

Crescendo no conhecimento

A Bíblia nos conta que no tempo de Adão e Eva, logo depois que eles pecaram e foram expulsos do paraíso. Eva teve um lindo bebe chamado Caim e passado algum tempo a Bíblia não relata quanto tempo foi nasceu também Abel, eles eram uma família comum como qualquer outro que existe nos dias de hoje pois Adão trabalhava para dar sustento a sua família e Eva cuidava dos seus filhinhos.

Todos eles foram criados por deus pois Deus e criador de todas as coisas, Ele nos ama muito que deu seu único filho sem pecado por amor de nós como diz em João 3.16( porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho sem pecado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)Ele ama muito você como ama a mim também , e amava também a família de adão.

Abel e Caim cresciam sabendo que tinha que adorar ao Senhor pois seus pais o ensinavam a orar e buscar sempre o nosso Deus.Caim cresceu e se tornou lavrador ,Abel se tornou pastor de ovelhas e ambos temiam ao Senhor, porém no coração de Caim haviam maus pensamentos, e no coração de Abel havia sempre mais vontade de adorar e buscar a presença do Senhor.

Um dia os dois saíram a adorar o Senhor então Caim ofereceu as coisas de sua lavoura , porém Abel ofereceu ao Senhor o melhor do seu rebanho , e Deus o todo poderoso aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim.

Depois disso Caim que já não tinha um coração muito bom começou a ter inveja de Abel pois Deus tinha aceitado a oferta dele e não a sua.Sabe crianças ter inveja de alguém é pecado e Caim sentiu do seu irmão,quando você fica com raiva de alguém, isso é pecado, e devemos deixar entrar no nosso coração apenas o amor pois isso agrada ao nosso Deus, e não devemos deixar as coisas ruins entrar, como a inveja e a raiva pois isso deixa nosso coração sujo e Deus fica muito triste conosco.

Sabe crianças Caim deixou entrar o mal no seu coração e seu coração começou a ficar sujo que ele planejou algo muito triste sabe o que foi? Ele convidou o seu irmão até o campo e lá ele fez algo que deixou Deus muito entristecido com ele ,ele matou o seu irmão, que triste crianças, tudo por causa da inveja, e por ele ter feito isso Deus o expulsou e assim ele aprendeu uma lição muito triste e foi uma pessoa muito triste,e se tornou um fugitivo para sempre, pois ele rejeitou a Deus.

Aplicação da Lição

Enfatize aos pequenos que não devemos deixar que maus pensamentos e atitudes nos afastem de Deus. Lendo a Bíblia e orando... Jesus nos ajudará a vencer o mal.

Fontes Consultadas:

• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP

• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

• Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003

• Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003

• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.