Primário

Lição 3 - O filho sonhador

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Primários- Conhecendo a história do filho que escolheu fazer o que é certo.

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROF. MATHEUS ARAÚJO DA SILVA

LIÇÃO Nº 3 – O FILHO SONHADOR

José era, evidentemente, escolhido pelo Senhor. Isso despertava a ira de seus irmãos. Os sonhos de José foram o estopim para que os seus irmãos tentassem se livrar dele. Notemos que para a cultura da época era uma vergonha o caçula governar sobre o primogênito. E neste caso, o caçula governaria sobre todos os outros irmãos e sobre seus pais também! Isto lhes parecia uma afronta imensa.

Jose pode ter contado os sonhos por inocência, ou mesmo para mostrar que não era inferior. Se foi por inocência, hoje temos as palavras de Jesus para nos guiar: “Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Se foi para se amostrar, temos aí um exemplo para não seguir.

Temos cada um o dom que Deus nos deu. Se usamos isto para benefício próprio ou para nos aparecermos, agimos de forma vaidosa e egoísta: coisas que sabemos que o Senhor não suporta. E seria uma péssima ideia nos acharmos em inimizade com Deus, concordemos?

Objetivo

Que suas crianças entendam que Deus fala conosco até mesmo através de sonhos e que devemos estar atentos a eles.

No que diz respeito à sonhos, citarei uma passagem de Jó que gosto muito e de uma experiência que jamais esquecerei.

Jó 33.12-15

¹² Mas eu lhe digo que você não tem razão, pois Deus é maior do que as criaturas humanas. ¹³ Por que você acusa a Deus afirmando que Ele não dá atenção às nossas queixas? 14 Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção. 15 De noite, na cama, quando dormimos um sono profundo, Ele fala por meio de sonhos ou de visões.

Há quase quatorze anos atrás, eu tive um sonho. Lembro-me perfeitamente dele. O pai de um amigo meu, que conheço desde que nasci, estava em meu sonho, e colocavam-no dentro de um caixão, feito somente de algumas madeiras pregadas. Dispenso detalhes, sendo objetivo: contei para uma amiga em comum. Estávamos nós três cientes deste sonho. Uma semana disto, o pai deste meu amigo acabou por morrer. Não posso ter, por mim mesmo, ter tido este sonho. O Senhor, através de um sonho, alertou meu amigo sobre este acontecimento.

Na época eu era só uma criança, mas ainda assim me deram ouvidos e o que eu tinha visto era real: por isso lhes recomendo que jamais despreze ou não escute uma criança. Escute as crianças todas particular, especial e atenciosamente.

Memória em Ação

“Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos” (Lc 6.38)

Façam um jogo de telefone-sem-fio diversas vezes, até que eles tenham aprendido o versículo completamente.

Explorando a Bíblia

“OS SONHOS DE JOSÉ

Pouco tempo depois, José teve dois sonhos extraordinários. No primeiro, ele viu a si mesmo e seus irmãos, cada um amarrando um feixe de trigo. Então, os feixes de seus irmãos rodearam o feixe dele e se curvaram, ao passo que o feixe de José permaneceu de pé. No segundo sonho, o Sol, a Lua e 11 estrelas se curvaram diante de José. (Gênesis 37:6, 7, 9) O que ele faria depois de ter esses sonhos tão reais e estranhos?

Esses sonhos vinham de Deus. Eles eram proféticos, e Deus queria que José revelasse a mensagem contida neles. De certo modo, José devia fazer o mesmo que os profetas fariam mais tarde ao transmitir as mensagens e julgamentos de Deus a seu povo desobediente.

Com tato, José disse a seus irmãos: “Escutai, por favor, este sonho que tive.” Eles entenderam o significado do sonho e não gostaram nem um pouco. Eles responderam: ‘Hás de ser realmente rei sobre nós e hás de dominar realmente sobre nós?’ O relato continua: “Acharam assim nova razão para o odiarem, por causa dos seus sonhos e das suas palavras.” Quando José contou o segundo sonho a seu pai e a seus irmãos, a reação não foi muito diferente. Lemos: “Seu pai começou a censurá-lo e a dizer-lhe: ‘Que significa este sonho que tiveste? Havemos de vir eu, e também tua mãe e teus irmãos, e havemos de curvar-nos para a terra diante de ti?’” No entanto, Jacó continuou pensando no assunto. Será que o Senhor estava se comunicando com o rapaz? — Gênesis 37:6, 8, 10, 11.”

http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20140801/jose-e-seus-irmaos/

Encerre tratando sobre as formas que Deus usa para se comunicar conosco hoje.

O Senhor fala conosco quando pedimos e confiamos nEle. Quando oramos com sinceridade Ele nos responde porque nos ama. Ele usa o letreiro do ônibus! Como já aconteceu comigo.

Deus nos responde e fala conosco sempre Através de Sua Palavra, de um amigo, de alguém na rua, de um ministro, por sonhos, como Ele preferir. Apenas esteja atento para ouvir!

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Matheus Araujo da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.