Jovens

Lição 3 - O milagre nas bodas de Caná I

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens: MILAGRES DE JESUS: A fé realizando o impossível

COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 3 – O MILAGRE NAS BODAS DE CANÁ

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: O milagre nas bodas de Caná.

- Mostrem para a turma uma mapa, para localizar Caná.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Bom Vinho”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Bom Vinho

Objetivo: Contextualizar a transformação da água em vinho para a vida dos alunos.

Material:

½ folha de papel ofício

Procedimento:

- Falem: Na festa de casamento de Caná da Galiléia, onde Jesus e seus discípulos foram convidados, aconteceu algo que podia parar a festa pela falta de vinho.

Já pensou que situação embaraçosa faltar comida ou bebida para os convidados numa festa?

- Continuem falando: Mas, Jesus estava lá e tomou providências para que a situação vexativa para o casal de noivos e família fosse sanada.

“Ele Falou: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima”(Jo 2.7).

E em seguida, há a constatação do milagre da transformação da água em vinho:

“E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”(Jo 2.9 e 10)

- Afirmem: Jesus também está aqui e pode realizar algo transformador em sua vida!

Perceberam que houve ação por parte de outras pessoas para encher as talhas de água?

Isto nos remete a ação pessoal ou de alguém próximo a você!

- Entreguem a metade da folha de papel ofício e peçam para que cada aluno faça o contorno de sua mão sobre o papel.

- Falem: Mãos falam de ação, serviço, trabalho.

Escrevam dentro da mão o que vocês já estão realizando referente a uma situação difícil que estão enfrentando.

Depois, que os alunos fizerem, façam uma oração pedindo a Deus uma transformação na situação deles.

- Solicitem que os alunos coloquem a data e guardem esse papel.

Orientem que quando houver a solução do problema, isto é, a transformação da água em “bom vinho”, eles devem contar na classe.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/07/jovens-milagresde-jesus-fe-realizando-o_9.html Acesso em 09 jul. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.