ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018
Jovens: MILAGRES DE JESUS: A fé realizando o impossível
COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 3 – O MILAGRE NAS BODAS DE CANÁ
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: O milagre nas bodas de Caná.
- Mostrem para a turma uma mapa, para localizar Caná.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “O Bom Vinho”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Bom Vinho
Objetivo: Contextualizar a transformação da água em vinho para a vida dos alunos.
Material:
½ folha de papel ofício
Procedimento:
- Falem: Na festa de casamento de Caná da Galiléia, onde Jesus e seus discípulos foram convidados, aconteceu algo que podia parar a festa pela falta de vinho.
Já pensou que situação embaraçosa faltar comida ou bebida para os convidados numa festa?
- Continuem falando: Mas, Jesus estava lá e tomou providências para que a situação vexativa para o casal de noivos e família fosse sanada.
“Ele Falou: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima”(Jo 2.7).
E em seguida, há a constatação do milagre da transformação da água em vinho:
“E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”(Jo 2.9 e 10)
- Afirmem: Jesus também está aqui e pode realizar algo transformador em sua vida!
Perceberam que houve ação por parte de outras pessoas para encher as talhas de água?
Isto nos remete a ação pessoal ou de alguém próximo a você!
- Entreguem a metade da folha de papel ofício e peçam para que cada aluno faça o contorno de sua mão sobre o papel.
- Falem: Mãos falam de ação, serviço, trabalho.
Escrevam dentro da mão o que vocês já estão realizando referente a uma situação difícil que estão enfrentando.
Depois, que os alunos fizerem, façam uma oração pedindo a Deus uma transformação na situação deles.
- Solicitem que os alunos coloquem a data e guardem esse papel.
Orientem que quando houver a solução do problema, isto é, a transformação da água em “bom vinho”, eles devem contar na classe.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/07/jovens-milagresde-jesus-fe-realizando-o_9.html Acesso em 09 jul. 2018