Jovens

Lição 4 - Jesus e Sua interpretação da lei I

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:o SERMÃO DO MONTE: A justiça sob a ótica de Deus

COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO

COMENTARISTA: SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 4 – JESUS E SUA INTERPRETAÇÃO DA LEI

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Jesus e Sua interpretação da Lei.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Utilizem a dinâmica “O Mandamento do Amor”, quando vocês falarem sobre o amor ao próximo, inclusive aos inimigos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Mandamento do Amor

Objetivo: Refletir sobre o amor a Deus e ao próximo.

Material:

01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um

Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo

01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA

01 coração pequeno para cada aluno

01 quadro branco ou outro tipo

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.

- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem ao amor a Deus e ao próximo.

- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva AMOR A DEUS, na outra AMOR AO PRÓXIMO.

Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.

Espera-se que o resultado seja este: os 05 primeiros fazem referência ao amor a Deus e 05 últimos ao próximo.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura

Não te encurvarás a elas nem as servirás;

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Honra a teu pai e a tua mãe

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

- Depois, solicitem leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

- Coloquem em seguida um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.

- Perguntem: A quem amamos?

Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.

- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.

- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.

- Falem que o que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus.

Leiam I Jo 3:17-18

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.

- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/04/jovens-osermao-do-monte-justica-sob_16.html Acesso em 17 abr. 2017.

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