Jovens e Adultos Betel

Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - Arrependimento, o caminho para o reavivamento II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 9 - ARREPENDIMENTO, O CAMINHO PARA O REAVIVAMENTO

Introdução

No capítulo 9 do livro de Neemias encontrados uma das orações mais longas encontradas na Bíblia, revelando o profundo arrependimento do povo e sua confiança no Senhor. Os judeus confessaram e abandonaram seus pecados. “A Palavra de Deus exerceu tremendo impacto sobre a comunidade restaurada. Ela destacou diante do povo os pecados deles (Ne 8.9), levou-os à adoração (Ne 8.12,14) e deu-lhes grande alegria (Ne 8.17).

Atitudes para o Reavivamento

Significado de “Reavivamento” e “Avivamento”:

Reavivamento: Para entender a que nos referimos por reavivamento, por conseguinte, devemos saber o que é avivar. Esta ação refere-se a outorgar mais vitalidade, força, intensidade ou poder a algo, seja de maneira física ou simbólica.

Avivamento: Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Este é um termo bastante usado no âmbito religioso para se referir ao período de renovação espiritual.

Qual a diferença entre “reavivamento” e “avivamento”? A distinção entre as duas palavras está no sinônimo e tônico usado para expressar o sentido de despertamento ou a renovação; “O conceito de“reavivamento” espiritual é amplo e multifacetado, com muitos desdobramentos. Enquanto o conceito avivamento está atrelado à mesma realidade, pois ambos andam juntos no que condiz a mudança de atitude e caminhos do povo de Deus. Mas, independente do ângulo em que se aborde o tema, jamais poderíamos perder de vista quatro de suas características fundamentais.

• Reconhecimento da malignidade do pecado;

• Sede de Deus;

• Comunhão com Deus;

• Abandono do desejo de supremacia.

A Importância do Jejum, da Oração e da Leitura da Palavra de Deus

O 24º dia do mês Tisri; apenas um dia claro se passou desde as alegrias da festa dos tabernáculos. Então alegria e tristeza se sucedem na vida; na vida religiosa também. Nenhuma inconsistência na indulgência de cada um por sua vez. O povo mostrou-se preparado para uma humilhação especial no começo do mês, na festa das trombetas, quando a lei estava sendo lida para eles, eles choraram. Mas eles foram obrigados a conter a dor naquele momento porque estavam mantendo um festival. Desde então, no décimo dia do mês, o dia da expiação, o único dia de jejum prescrito pela lei, sem dúvida havia sido observado. Mas os serviços de um tipo mais especial eram considerados desejáveis, nos quais, pelas expressões unidas de arrependimento e renovado pacto com Deus, o fundamento deveria ser estabelecido para uma vida mais em harmonia com a lei.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/11/licao-09-arrependimento-o-caminho-para.html Acesso em 28 nov. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.