Jardim, Maternal e Berçario

Lição 12 - Jardim de Infância - Sai água da pedra para o povo de Deus beber

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Jardim da Infância: O meu amigo guarda e cuida do Seu povo

COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – SAI ÁGUA DA PEDRA PARA O POVO DE DEUS BEBER

Texto Bíblico: Êx 17.1-7

Objetivo:

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se de que Deus sempre está atendo as nossas dificuldades e nos socorre.

Memória em ação:

“No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba." (Jo 7.37 - ARC)

Explorando a Bíblia

E, com o tempo, um a um dos israelitas rebeldes morreram. Agora seus filhos estavam prestes a entrar em Canaã. Mas Deus queria ensinar-lhes ainda uma lição. Eles precisam passar por uma prova: a água, que jorrava para eles durante muitos anos, parou. O que eles deveriam fazer? Será que confiariam em Deus ou se queixariam como seus pais fizeram? Sabem o que aconteceu? Os filhos não eram melhores que seus pais. Ficaram impacientes e gritaram, cheios de raiva, contra Moisés e Aarão:

“Por que vocês nos trouxeram para morrer neste deserto?”

Coitados de Moisés e Aarão! Eles estavam já velhinhos e cansados de tanto ouvir reclamações. Mas, como sempre, os dois irmãos pediram a ajuda de Deus. Deus queria ensinar uma linda lição sobre Jesus para o povo de Israel. Por isso Ele disse a Moisés que falasse a uma certa rocha e a água voltaria a correr. Moisés chamou todo o povo para perto da rocha. Ele estava muito zangado com aqueles resmungões e disse:

“Ouçam, seus rebeldes, será que vamos ter que fazer sair água desta rocha para vocês?”

Então ele bateu na rocha duas vezes com a vara e a água começou a jorrar.

O povo e os animais beberam da água e mataram a sede. Todos estavam felizes, menos Moisés e Aarão. Eles haviam feito várias coisas muito erradas. Primeiro: ele foi impaciente com o povo, dando motivo para eles falarem mal dele. Além disso, ele disse que ele tiraria água da rocha. E isso não era verdade, porque só Deus tinha poder de tirar água da rocha. Em vez trazer glória para o nome de Deus, ele trouxe para ele mesmo. Mas, o pior de tudo, é que Deus tinha mandado que ele falasse com a rocha e a ferisse. Mas ele bateu duas vezes nela, com a vara.

Sabem, do mesmo jeito que a torre que eu fiz no início da aula foi estragada, Moisés e Aarão estragaram uma linda lição que Deus queria ensinar aos israelitas. Sabem o que era?

Os israelitas várias vezes haviam visto Moisés usar a vara antes de cada milagre. Deus queria mostrar ao povo que não era a vara que fazia os milagres, era Deus. Mas com a desobediência de Moises, essa lição não foi passada naquele dia.

Quando Deus mandou Moisés falar à rocha, Ele queria ensinar que nós só precisamos falar com Ele, pedindo a bênção da salvação e Ele nos atenderá. Infelizmente, Moisés não falou à rocha, mas a feriu de novo, duas vezes. Assim, estragou a lição que Deus queria ensinar ao povo. Ele não deveria ter desobedecido. Ainda mais ele que tinha ficado tão pertinho de Deus, lá no monte Sinai. Não havia desculpa para ele ter agido assim.

Às vezes o papai promete um passeio a vocês, mas, por causa de alguma desobediência, ele acaba não levando vocês. Foi isso que aconteceu com Aarão e Moisés. Deus falou que eles não poderiam mais entrar em Canaã. Como os dois ficaram tristes. Eles pediram perdão a Deus e se arrependeram, e foram perdoados. Mas, ainda assim, não poderiam mais entrar. Então, Moisés contou com muita tristeza para o povo que ele e Aarão não poderiam entrar em Canaã por causa daquele pecado.

Aplicação da lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus sempre está atento as nossas necessidades, mas que devemos confiar Nele e obedecê-lo sempre.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Fontes Consultadas:

Bíblia na Linguagem de Hoje

Bíblia da Galerinha

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.