Jardim, Maternal e Berçario

Lição 5 - Maternal - Papai do céu fez os peixes e os pássaros

ASSEMBLEIA DE DEUS - BLUMENAU/SC

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª LAUDICEIA LENE DE F. BARBOSA

LIÇÃO Nº 5 – PAPAI DO CÉU FEZ OS PEIXES E OS PÁSSAROS

Objetivo – Esboçar a segurança do amor e do cuidado do Deus Criador, que cuida de suas criaturas.

Versículo para Memorização: “Que as águas fiquem cheias de todo tipo de seres vivos, e [..] haja aves que voem no ar! Gn: 1.20

ORIENTAÇÕES PARA A AULA

E estamos na nossa 5ª aula da revista Maternal, nesta aula o foco é contemplar os peixes e os pássaros em toda a sua diversidade e beleza. Uma ótima oportunidade de trabalhar texturas, sons, cores, tamanhos e formas com os pequenos. Professores, vamos iniciar falando dos peixes, entregue para cada criança um peixe, de uma cor, forma e tamanho diferentes. Aprendemos a música "Cristo fez os peixes", convide todas as crianças a colocar seus peixinhos no aquário ou mesmo no painel que estamos montando com a criação. Enquanto a criança coloca o peixinho, enfatize: "Olha, o peixe de fulana é amarelo e comprido! O peixe de Fulano é azul e em formato de círculo! O peixe de Beltrana é verde e pequeno", e assim por diante. Depois que todos os peixes estiverem no aquário faça gestos com as mãos enquanto canta a música para as crianças imitarem (o peixinho pode ser feito juntando-se as palmas das mãos e balançando pra lá e pra cá). Para representar, que Deus também criou os pássaros poderá estar levando o mesmo de brinquedo, plástico, gravura e ao mostrar faça o som do passarinho junto com as crianças. Elas adoram ouvir sons, ou até mesmo levar gravado baixando no you tube o som dos pássaros. O ato de a criança tocar diferentes texturas não é apenas um impulso de curiosidade, ou seja, quando a criança toca uma nova textura, o estímulo tátil envia informações ao cérebro que criam importantes conexões neurais, as quais construirão a inteligência da criança. Com isto você professor estará ajudando na formação das suas crianças da turma do maternal que ao sentir as escamas de um peixe, que pode parecer algo simples, mas é um exercício cerebral que prepara para resolver problemas e fazer associações bem mais complexas no futuro. Então abuse de atividades onde o toque é necessário. Se não puder comprar livros, faça você mesma um painel com bichinhos com tipos de peles diferentes, e cole tecido, lixa, escamas, pelúcia.

Fonte do vídeo Cristo fez os peixes:

https://www.youtube.com/watch?v=-Ni4vaFaiPs

Atividade

Professor use a atividade sugerida na revista e também poderá esta fazendo uma atividade sensorial pincelei cada mãozinha com tinta guache e eles carimbaram no papel para formar um peixinho. Eles gostaram tanto das cócegas das cerdas do pincel que alguns queriam fazer todos os peixinhos do mar. também poderá está fazendo um único peixe com todas as mãozinhas pintadas, recorte para ser o corpo do seu grande peixe.

 

Fonte:https://www.eb-blumenau.com.br/subsidios/maternal Acesso em 27 jul. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.