ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adolescentes: : A HISTÓRIA DO POVO ESCOLHIDO
COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 12 – O REINO DO SUL: JUDÁ
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O reino do Sul: Judá, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para concluir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “O rei Josias e o Livro da Lei”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O rei Josias e o Livro da Lei
Objetivos:
Contextualizar o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).
Enfatizar a importância de atitudes que conduzem ao avivamento através da leitura bíblica.
Material:
01 chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Observação: os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.
Procedimento:
- Depois que vocês falarem sobre os bons reis de Judá, enfatizem a importante ação do rei Josias quanto a leitura e obediência ao Livro da Lei.
- Apresentem a chave para os alunos.
- Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
- Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).
- Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje, que estamos no século XXI, na cidade de....(falar o nome da cidade)?
- Para responder, dividam a turma em 02 grupos.
O grupo 01: chave para fechar o avivamentoExemplo: falta de santidade, distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia
O grupo 02: chave para abrir o avivamento
Exemplo: ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.
- Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.
Cada grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.
- Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.
Neste momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou acrescentem outras informações.
- Para finalizar, leiam:
“E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança”(II Reis 23.3).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2023/01/adolescentes-curriculo-20222023-genesis.html Acesso em 14 de Jun de 2023.