Reflexões

A imagem de Jesus Cristo, nosso molde

Pastor José Fernandes

São Paulo,27 de Fevereiro de 2023.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "A imagem de Jesus Cristo, nosso molde"

TEXTOS: Cl 1:12-13; Cl 1:9-20; II Co 3:17-18; Fp 2:5-8; Hb 6:11; !!!

Cl 1: 12-13)“ Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos da Luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o Reino do Filho do Seu Amor.”

Quando Lemos o “Cânon Sagrado”, aprendemos sobre o molde ou modelo de vida para nosso jornadear, ou mesmo nosso trajeto aqui. Claro que nesta vida haverá percalços, vicissitudes e agruras. O caminho sempre será íngreme e escarpado; obstáculos e transtornos acontecerão. Contudo, todavia e sempre observando o nosso modelo que é Cristo Jesus, vamos avançando com vitórias e mais vitórias; dessa forma triunfando sempre. Bem que podemos incluir as palavras assertivas de Paulo a Igreja de Colossos:

Cl 1: 9-20 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessámos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do SENHOR, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborando em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; Dando graças ao Pai que nos fez idóneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em que temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja: é o princípio e o primogénito de entre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Que estas sábias palavras do grande Apostolo Paulo, estejam em nossas orações diárias, por nós mesmos e pelos outros. Todos nós precisamos incessantemente de mais discernimento acerca da vontade de Deus, o que só se consegue através da Sabedoria e do Entendimento; por sua vez, só o Espírito Santo comunica ao nosso espírito. Mas esse desejado entendimento está condicionado, como vemos no versículo 10, a um comportamento diário que agrade a Deus e produza fruto em toda a Boa Obra. À medida que vamos escalando a subida de um viver digno, a visão da natureza de Deus vai se desdobrando diante de nós. Da mesma forma que o caráter e o conhecimento crescem, assim também crescerá a nossa força espiritual; mas precisamos admitir: muitas vezes, tal força é mais necessária para o paciente ato de levar a cruz (v.11) do que para a realização de grandes façanhas.

Tendo em vista o fato de que estamos sendo preparados para receber uma herança de Luz, deveríamos estar, de contínuo, entoando um verdadeiro cântico de ações de graças. Como maravilhoso é que nós, anteriormente filhos da ignorância e das trevas, possamos habitar agora na Luz Eterna, através do Amor Eterno!

II Co 3:17-18 Ora o SENHOR é Espírito; e onde está o Espírito do SENHOR aí há liberdade. Mas todos nós, com cara descoberta, reflectindo como um espelho a glória do SENHOR, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do SENHOR.

Por gratidão a Deus, não devemos nos conformar apenas em receber o perdão dos pecados, precisamos ser moldados à Imagem do Filho, que é Ele próprio, a Imagem do Pai. Sendo Jesus a Preeminência da criação, da Igreja e da Ressurreição, seja Ele a preeminência em nós também!

Fp 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Por conseguinte, porém observando e seguindo o Cânon Sagrado, não tem como errar o alvo.

Diz a linda canção: “Serei fiel ao meu Senhor serei fiel; Serei fiel. Uma carreira para correr, uma vitória para alcançar; uma coroa para ganhar. Serei fiel ao meu senhor”. Isto é fiel Até ao fim da jornada.

Hb 6:11 Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.