Reflexões

O retorno de Cristo. Cuidado para não ficar

Pastor José Fernandes

São Paulo,30 de Setembro de 2022.

Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!

REFLEXÃO

TEMA: "O retorno de Cristo. Cuidado para não ficar"

TEXTOS:Mt 16:26-27;II Pd 3:1-18; Sl 55:19; I Pd 1:15-16!!!

Mt 16:27) Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

II Pd 3:1-18. Glorias a Deus que, o Eterno através do Cânon Sagrado nos alerta da proximidade da volta eminente do Senhor Jesus Cristo, que impreterivelmente virá para buscar sua Igreja redimida deste mundo de horror. Cabe agora à nos vigiarmos para não sermos pego desprevenidos espiritualmente.

Versículos 1-4 Aqui a intenção é lembrar a vinda final de Cristo a julgar Versículos 5-10 Aparecerá inesperadamente quando o estado presente da natureza seja devastado pelo fogo Versículos 11-18 Infere-se disto a necessidade da santidade e a constância na fé

Versículos 1-4 As mentes purificadas têm de ser estimuladas para que os crentes se mantenham ativos e vivos na obra da santidade. Haverá enganadores nos últimos dias, sob o evangelho, homens que tomam com frivolidade o pecado e a zombam da salvação de Jesus Cristo. Um artigo muito importante de nossa fé refere-se ao que somente tem uma promessa para descansar nela, mas os escarnecedores a atacarão até que o nosso Senhor venha. Eles não acreditam que Ele virá. Porque não vêem mudanças, não têm temor de Deus (Sl 55.19). Imaginam que o que Ele nunca tem feito, não pode ser feito ou nunca o será

Versículos 5-10 Se estes zombadores tiverem considerado a espantosa vingança com que Deus apagou a todo um mundo de ímpios, de uma só vez, seguramente não caçoariam de sua ameaça de um juízo igualmente terrível. Declara-se pela mesma Palavra que os céus e a terra que agora são serão destruídos pelo fogo. Isto acontecerá com tanta certeza como a verdade e o poder de Deus podem fazê-lo. Aqui se ensina e afirma aos cristãos na verdade da vinda do Senhor. Bem que, segundo contam os homens, exista uma grande diferença entre um dia e mil anos, segundo as contas de Deus não há diferença. Todas as coisas, passadas, presentes e futuras, estão sempre diante dEle; a demora de mil anos para Ele, para nós equivale a postergar algo por um dia ou por uma hora. Se os homens não têm conhecimento nem fé no Deus eterno, se inclinam a pensar que Ele é como eles. Quão difícil é formar-se a idéia da eternidade! O que os homens contam como tardança, é paciência, e é ao nosso favor; é para dar mais tempo a seu povo para que avance em conhecimento e piedade, e no exercício da fé e da paciência, para que abunde em boas obras, fazendo e sofrendo aquilo para o qual têm sido chamados, para que possam dar glória a Deus. portanto, coloquem em seus corações que certamente serão chamados a dar contas de todas as coisas realizadas no corpo, sejam boas ou más. Que o andar humilde e diligente diante de Deus e o juízo freqüente de vocês mesmos mostrem sua firme fé no juízo futuro, apesar de que muitos vivam como se absolutamente nunca devessem render contas. O dia chegará quando os homens estejam seguros e não tenham a esperança do dia do Senhor. Os majestosos palácios e todas as coisas desejáveis que buscam os homens mundanos, e nas quais depositam sua felicidade, serão queimadas; todas as classes de criatura que Deus tem feito e todas as obras dos homens devem passar pelo fogo, que será fogo consumidor para todo o que o pecado tiver trazido ao mundo, embora será fogo purificador para as obras da mão de Deus. Que será de nós se colocarmos nossos afetos nesta terra e a fazemos a nossa porção, ainda quando vemos que todas estas coisas serão queimadas? Então, asseguremo-nos da felicidade além deste mundo visível!

Versículos 11-18 Sobre a base da doutrina da segunda vinda de Cristo, somos exortados à pureza e à piedade. Este é o efeito do verdadeiro conhecimento. Requere-se uma santidade muito exata e universal, que não se apóie em nenhuma baixa medida ou categoria. Os cristãos verdadeiros esperam céus novos e uma nova terra; livres da vaidade a qual estão sujeitas as coisas presentes, e do pecado com que estão contaminados. Somente os vestidos com a justiça de Cristo, e santificados pelo Espírito Santo, serão admitidos para habitar neste santo lugar. Não espere ser achado em paz no dia de Deus, se é preguiçoso e está ocioso neste seu dia, no qual devemos terminar a obra que nos foi encomendada. Somente o crente diligente será cristão feliz no dia do se. Nosso Senhor virá subitamente, ou dentro de muito pouco nos chamará a sua presença, e vai achar-nos ociosos? Aprendamos a usar corretamente a paciência de nosso Senhor que ainda demora sua vinda. Homens soberbos, carnais e corruptos tratam de eliminar algumas coisas em uma aparente concordância com suas ímpias doutrinas. Mas não há razão pela qual as epístolas de Paulo ou qualquer outra parte das Escrituras devam ser deixadas de lado; porque os homens, livrados a seu próprio critério, pervertem toda dádiva de Deus. então, procuremos ter preparadas nossas mente para receber coisas difíceis de entender, e coloquemos em prática as coisas que são mais fáceis de entender. Todavia, deve haver negação de sim, suspeita de nós mesmos e submissão à autoridade de Cristo Jesus antes que possamos receber de todo coração todas as verdades do evangelho, portanto, estamos em grande perigo de rejeitar a verdade. o crente deve desconhecer e aborrecer todas as opiniões e os pensamentos dos homens que não concordem com a lei de Deus, nem sejam garantidos por ela. Os que são descaminhados pelo erro, caem de sua própria constância. Para evitar sermos descaminhados, devemos tratar de crescer em toda graça, em fé, virtude e conhecimento. Esforcem-se por conhecer mais clara e plenamente a Cristo; conhecê-lo para ser mais como Ele e amá-lo mais. Este é o conhecimento de Cristo após o qual ia o apóstolo Paulo, desejando obtê-lo; e os que saboreiam este efeito do conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, darão graça, depois de receber tal graça, e o louvarão e se unirão para dar-lhe a glória agora, com a plena seguridade de fazer o mesmo no além, para sempre.

I Pd 1:15-16 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Infelizmente vemos alguns cristãos querendo se inteirar somente das coisas do mundo e o que se refere a esta vida, claro que se faz necessário porque ainda vivemos aqui. Porém por conseguinte convém ressaltar que, a prioridade é nos inteirarmos das coisas espirituais, isto partindo do pressuposto que viveremos eternamente após sairmos deste mundo. Vamos considerar o que a Bíblia Sagrada nos aconselha, o Apostolo Pedro retrata muito bem as Palavras de alerta anos. Toda recomendação é alerta é para nossa correção.

Mt 16:26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.

Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!

Pelos Laços do Calvário!

Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷

JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️

OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.