Juvenis

Lição 1 - Período Intertestamentário II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento

COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 1 – PERÍODO INTERTESTAMENTÁRIO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Período Intertestamentário. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Falem: A lição 13 do 1º. Trimestre tinha como título: Quatrocentos anos de silêncio. A lição de hoje: Período Intertestamentário.

- Perguntem:

Que relação existe entre estes dois títulos?

São dois nomes para um mesmo período?

Há outros nomes que também identificam este espaço temporal?

Observem atentamente as respostas(oportunizando participação dos alunos).

Escrevam as respostas no quadro(recurso didático)

- Falem: No trimestre passado, fizemos uma viagem pelo Antigo Testamento. Desembarcamos.

Perguntem: O que vocês se lembram desta viagem?

Aguardem as respostas.

Aqui você está utilizando o método de Perguntas e Respostas, o Conhecimento Prévio e oportunizando a participação dos alunos.

- Agora, vamos iniciar outra viagem de 13 dias pelo Novo Testamento.

Apresentem um mapa de Israel referente a época de Jesus para situar o espaço geográfico no qual ocorrem as ações relatas no NT.

Mapa é um recurso didático e torna a apresentação documentada.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Ao estudar o item 1, utilizem a dinâmica “Reconstruindo o muro”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Reconstruindo o muro

Objetivos:

Enfatizar sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material:

Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.

Procedimento:

- Falem: Os muros de Jerusalém foram reconstruídos e colocaram portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.

- Falem: esta obra enfrentou opositores, isto é, ameaças externas, mas Deus deu vitória.

Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.

- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?

- Coloquem no quadro as figuras citadas no item material, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.

Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.

- Lembrem-se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 28 mar. 2022

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