Adultos

Lição 8 - O avivamento espiritual no mundo II

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NO MUNDO

...

RESUMO HISTÓRICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

O nome Assembleia de DEUS é visto como designação de local de cultos a DEUS, nos mais variados formatos e estilos de templos. A igreja é encontrada em grandes cidades e pequenas vilas, nas favelas e nas grandes florestas amazônicas. A Assembleia de DEUS representa um movimento pentecostal, que iniciou espontaneamente por cristãos evangélicos nos Estados Unidos, a partir da metade do século XIX, quando passaram a se reunir para estudos bíblicos buscando algo que faltava em suas igrejas tradicionais (batistas, presbiterianas, congregacionais e outras).

Em 1820 os irmãos Plymouth, John Nelson Darby, pastor irlandês Anglicano, que deixou sua igreja e passou a se identificar com o movimento dos Irmãos Plymouth estabeleceu e proclamou o "Premilenialismo", doutrina escatológica, que foi incorporada pelo Pentecostalismo.

Em 1864 na congregação dos discípulos de CRISTO, Maria Woodworth Ester, começou a realizar cruzadas de salvação e cura divina. Ela testemunhava: "fui batizada com ESPÍRITO SANTO e fogo, com poder que jamais deixou". Muitos aceitaram a fé Pentecostal através do intenso e poderoso ministério desta pastora.

Em 1867 na Igreja Metodista, George Watson, já pregava o batismo com ESPÍRITO SANTO, fonte do poder santificador.

Em 1876, G . Campbel Morgan, começou um movimento de vida profunda baseado na plenitude do ESPÍRITO, na santidade, na salvação e no poder de DEUS.

Adoniram Judson Gordon, pastor batista, procurou despertar através de seus escritos a importância do ministério e operação do ESPÍRITO SANTO.

Charles G. Finney, no mesmo período, em sua autobiografia, testifica de sua experiência, quando recebeu o revestimento do ESPÍRITO SANTO.

Em 1880 Dwight L Moody, fundador do Moody’s Chicago Bible Training Institute, antes de morrer, deixou escrito, sobre sua experiência de ser cheio do ESPÍRITO SANTO, razão de sua intensa atividade evangelística e poder para curar os enfermos.

Em 1883 John Alexander Dowie, pastor congregacional, fundou o Tabernáculo de Zion em Chicago, templo para 8.000 lugares. Sua pregação era específica sobre salvação, vida nova no ESPÍRITO, cura divina e o batismo com ESPÍRITO SANTO.

Em 1897 Charles Price Jones, pastor batista, liderou as primeiras convenções de santidade interdenominacional realizadas em Selma, Alabama. Compareceram representantes de 8 Estados e várias igrejas, com um número acentuado de líderes negros.

Em 1900 Charles F Parham, pastor metodista, procurando estabelecer uma comparação entre a igreja do 1º Século e a igreja de seu tempo, fundou o Instituto Bíblico (Bethel College em Topeca, Kansas, USA). Juntamente com os primeiros 40 alunos chegaram a uma conclusão, após cuidadoso estudo do Livro de Atos dos Apóstolos, que a manifestação das línguas estranhas era o real e verdadeiro sinal do batismo do ESPÍRITO SANTO. Assim, passaram a buscar através da oração, e no dia 30 de Dezembro de 1900, às 19:00 horas, uma moça por nome de Agnez Ozman, lembrou o Dr. Parham dos vários casos no Livro de Atos acerca da recepção do ESPÍRITO SANTO. Ela pediu que o pastor Parham impusesse as mãos sobre sua cabeça. Então, fazendo isto, enquanto oravam juntos, de repente essa moça começou a falar em outras línguas. Essa é a data oficial do início do movimento Pentecostal moderno, conhecido por todos. Em 1905 Thomas B. Barrat, pastor metodista, norueguês de Oslo, visitou o movimento de Los Angeles, onde foi batizado com ESPÍRITO SANTO. Voltando, levou a mensagem aos países escandinavos e Norte da Europa. A partir destas últimas datas o Senhor JESUS começou a derramar profundamente, como nunca antes aconteceu, o poder do ESPÍRITO, batizando os crentes, como prova clara, os que recebiam o batismo, falavam em outras línguas, em idiomas que nunca haviam falado antes, glorificando a DEUS. Esse movimento alastrou-se por vários Estados americanos e até outros países. Destacando-se o que ocorria na Rua Azuza, 312, A Apostolic Faith Gospel Mission, liderada pelo Pastor William J. Seymour, um negro a quem DEUS distinguiu de forma especial, atraindo pessoas de várias partes do país e do exterior, para observar como era uma comunidade Pentecostal e, os que buscavam, recebiam o avivamento, levando as chamas para os pontos mais distantes da terra.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2023 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.