Adultos

Lição 6 - O avivamento no ministério de Pedro VI

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - AVIVA A TUA OBRA - O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 6 – O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

Nesta lição, veremos o impacto do derramamento do Espírito sobre a vida de Pedro. Antes de experimentar o derramamento do Espírito, ele era um homem caracterizado como alguém impulsivo, que não tinha domínio próprio e que se deixava dominar fortemente pelas emoções. Entretanto, o Senhor Jesus o escolheu para ser um grande líder na Igreja Primitiva.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

PEDRO ANTES DO PENTECOSTES

Quando olhamos para Pedro, a primeira imagem que devemos considerar é a de um pescador da Galileia que ganhava a sua vida através daquilo que conseguia obter pelo esforço no seu barco. Seu nome, Petros (fragmento de pedra), define bem seu caráter impulsivo e explosivo, evidenciado muito bem em toda a trajetória que passou ao lado de Cristo em Seu ministério.

As primeiras palavras de Jesus a Simão Pedro foram: “Vinde após mim” (Mc 1.17); era um chamado para ser discípulo. As últimas foram: “Segue-me tu” (Jo 21.22). Pedro nunca abandonou esses dois desafios a cada passo em sua vida, embora muitas vezes tenha tropeçado. Quando Jesus entrou na vida de Pedro, este simples pescador se tornou um novo homem, com novos objetivos e novas prioridades. Entretanto, não era perfeito. […] Com temperamento impulsivo, Pedro certamente não agia com firmeza e segurança de uma rocha na maioria das vezes.

O Pedro não avivado era inconstante. Um homem que vai de uma grande revelação recebida por orientação divina (Mt 16.16,17), a um momento em que permite ser boca de Satanás diante de Cristo (Mt 16.23). O homem que promete não abandonar o Mestre, a ponto de afirmar dar a sua vida por amor a Ele (Jo 13.37), sendo vencido pelo temor ao ser confrontado por alguns (Lc 22.55-62).
Destaque

Pedro é lembrado por contradizer Jesus quando este falou que os discípulos o negariam. Assim como os outros, replicou que estava disposto a morrer e jamais negaria o Mestre (Mt 26.33-35; Mc 14.29; Lc 22.34; Jo 13.36-38). Falhou em vigiar e orar junto com Jesus, apesar do aviso de que o espírito estava preparado, mas a carne era fraca (Mt 26.37-44; Mc 14.33-41). No momento da prisão de Cristo, numa atitude impetuosa, cortou a orelha de Malco, empregado do sumo sacerdote (Jo 18.10). No pátio da casa de Caifás, a determinação de Pedro em colapso, não diante de um tribunal, mas da pergunta de uma jovem empregada3. Pedro possuía inconstância, por não estar convertido pelo Espírito Santo.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.