Adultos

    Lição 8 - Emoções e Sentimentos — A batalha do equilíbrio interior II

    ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SANTANA DE PARNAÍBA/SP - ÁREA 58

    PORTAL ESCOLA DOMINICAL

    QUARTO TRIMESTRE DE 2025

    Adultos - CORPO, ALMA E ESPÍRITO: A restauração integral do ser humano para chegar à estatura completa de Cristo

    COMENTARISTA: Silas Queiroz

    COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

    LIÇÃO Nº 8 – EMOÇÕES E SENTIMENTOS: A BATALHA DO EQUILÍBRIO INTERIOR

    ...

    SUBSÍDIOS EXTRAS PARA A LIÇÃO – LIVROS, REVISTAS E GOOGLE

    Digo, porém: Andai em ESPÍRITO, e não cumprireis a concupiscência da carne.Gálatas 5:16

    Vivam pelo ESPÍRITO, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. A palavra traduzida por “vivam”,10 significa andar, comportar-se, conduzir a vida. O tempo verbal (presente) indica uma ação habitual, no sentido geral de “conduta de uma pessoa, ou seja, da realização de sua vida, é um termo que quase só Paulo e João utilizam”. Paulo aclara suas exortações com um conceito familiar às comunidades e que contém uma indicação de como pode ser praticado tal serviço de amor e liberdade: viver pelo ESPÍRITO. A palavra ESPÍRITO representa com o verbo viver o que caracteriza esta conduta. ESPÍRITO é o que possibilita ao homem tal comportamento ou sua causa. Assim, a expressão representa o fundamento e modo do comportamento.

    Viver pelo ESPÍRITO é ser guiado no ESPÍRITO ou deixar-se guiar pelo ESPÍRITO. Quando Paulo exorta os gálatas a utilizarem para o amor, não quer dizer outra coisa, senão que eles deviam vivem a vida diária atendendo e escutando a voz do ESPÍRITO que os quer guiar. Precisamente este proceder tem a consequência e a promessa de que, se assim fizerem, não irão satisfazer as obras da carne.

    De modo nenhum satisfarão os desejos da carne. A palavra epithumia, traduzida aqui por desejos é a concupiscência, o anelo de algo, o desejo por algo, a intenção etc. A palavra carne a determina como uma concupiscência egoísta. Certamente que a maioria das vezes epithumia é usada no sentido pejorativo, especialmente tratando-se dos desejos relacionados à carne. A Epístola aos Gálatas - Germano Soares (CPAD).

    I. O HOMEM, UM SER AFETIVO

    O homem é um ser afetivo - Por meio de um processo social de aprendizagem e influências culturais, os homens são ensinados a ser fortes e racionais, o que pode criar barreiras para expressar sentimentos, mas não elimina a sua capacidade inerente de ser afetivo.

    · Influência cultural: A sociedade frequentemente impõe a ideia de que homens devem ser fortes e não demonstrar vulnerabilidade, o que inibe a manifestação de sentimentos, como medo e tristeza.

    · Barreiras para a expressão emocional: Esses estereótipos podem levar à repressão de sentimentos, dificultando o desenvolvimento de relações saudáveis e a comunicação de necessidades, medos e frustrações.

    · Formas alternativas de expressar afeto: Homens podem expressar afeto por meio de ações, já que tendem a regular emoções através de atitudes e não apenas de palavras.

    1. Propósitos do estudo

    Os transtornos depressivos e de ansiedade estão entre os problemas de saúde mental que mais crescem no Brasil atualmente. O país já é líder mundial em casos de ansiedade e um dos primeiros em depressão, com dados recentes indicando um crescimento alarmante.

    Principais dados e tendências:

    · Liderança Mundial em Ansiedade: O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de transtornos de ansiedade, afetando aproximadamente 9,3% da população, o que equivale a cerca de 18,6 milhões de brasileiros.

    · Alta Prevalência de Depressão: O país também é um dos mais afetados pela depressão, sendo o quinto com maior prevalência global, com cerca de 12 milhões de pessoas sofrendo com a doença.

    · Aumento Pós-Pandemia: Houve um crescimento significativo nos casos de ansiedade e depressão durante e após a pandemia de COVID-19. Globalmente, a prevalência aumentou em 25%, e no Brasil, esse aumento foi perceptível, com o tema se tornando o principal problema de saúde do país na percepção popular.

    · Impacto no Trabalho: Os afastamentos do trabalho devido à ansiedade e depressão triplicaram em 10 anos no Brasil, totalizando mais de 307 mil casos em 2024, segundo o Ministério da Previdência.

    · Crescimento Contínuo: Dados de atendimentos ambulatoriais do SUS entre janeiro e outubro de 2024 mostram um aumento de 14,3% nos atendimentos relacionados à ansiedade em comparação com todo o ano de 2023, evidenciando que a tendência de crescimento se mantém.
    Diversos fatores contribuem para essa realidade, incluindo desigualdade social, violência urbana, pressão no ambiente de trabalho e falta de acesso a serviços de saúde mental adequados.

    Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

    COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

    Nosso Contato

    • Portal Escola Dominical
    • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Quem está online?

    Temos 686 visitantes e Nenhum membro online

    © 2026 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper