Pastor José Fernandes
São Paulo, 16 de outubro de 2024.
Clínica de Nefrologia (Hemodiálise) Fresenius Medical Care!!!
REFLEXÃO
TEMA: "Kairós ou kronos"
TEXTOS: II Pd 3:8; Sl 55:19;Sl 90:4; Sl 103:17; At 1:6-7; Ec 3:11;Ec 3:15;
II Pd 3:8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o SENHOR é como mil anos, e mil anos como um dia.
Este vs em apreço é a segunda consideração pela qual o apóstolo encontra a objeção dos escarnecedores contra a doutrina da segunda vinda do Salvador.
A objeção era que tanto tempo, e talvez o tempo previsto para sua vinda, haviam passado, e ainda assim todas as coisas permaneceram como estavam. A resposta do apóstolo é que nenhum argumento poderia ser extraído disso, pois aquilo que pode parecer muito tempo para nós é um breve período com Deus.
Sl 55:19 Deus ouvirá; e os afligirá aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e tampouco temem a Deus.
No infinito de sua própria duração, há tempo abundante para realizar seus desígnios, e não pode fazer diferença com ele se eles são realizados em um dia ou se estendem a mil anos. O homem tem pouco tempo de vida e, se não cumprir seus propósitos em um período muito breve, nunca o fará. Mas não é assim com Deus. Ele sempre vive; e, portanto, não podemos inferir, porque a execução de Seus propósitos parece atrasada, que eles estão abandonados. Com Aquele que sempre vive, será tão fácil realizá-las em um período distante como agora. Se é seu prazer realizá-las em um único dia, Ele pode fazê-lo; se Ele escolher que a execução seja adiada por mil anos, ou que mil anos sejam consumidos em sua execução, ele tem poder para levá-las adiante através do que parece, para nós, uma duração tão vasta. Os ímpios, portanto, não podem deduzir que escaparão porque seu castigo é adiado; nem os justos devem temer que as promessas divinas falhem porque as eras passam antes que sejam cumpridas. A expressão aqui usada, que “um dia está com o Senhor mil anos etc.” é comum nos escritos rabínicos. Veja Wetstein no local. Um pensamento semelhante ocorre no Salmo 90: 4 ; “Porque mil anos aos teus olhos são como ontem quando já passou e como uma vigília à noite.”
Kairós (em grego καιρός) é uma palavra grega que significa “o momento oportuno”, “certo” ou “supremo”. Na Filosofia e na Mitologia Kairós tem o mesmo sentido que Aevum, que significa “Eternidade”.
Na teologia cristã o termo Kairós descreve “o tempo de Deus”, que não pode ser medido, ou seja, Kairós descreve Eternidade, pois “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia.”
Sl 90:4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Nesse mesmo sentido, Kairós e Aevum passam a ser atributos do Deus Único, recolhendo idéias precedentes da filosofia clássica grega.
Por outro lado, Cronos ou Kronos (em grego Χρόνος), significa ‘tempo’, ou seja, o “tempo cronológico” ou “tempo seqüencial”, o “tempo que se mede”.
Enquanto Kairós é usado na teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, como o “tempo de Deus”, kronos é utilizado para expressar a natureza quantitativa, o “tempo dos homens” medido em anos, dias, horas e suas divisões.
“Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade”
Sl 103:17 Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;
O tempo dos homens é medido em presente, passado e futuro, ou seja, a cronologia humana, mas para Deus não existe passado, presente ou futuro, pois, Ele não está preso ao tempo.
Todos os acontecimentos estão diante de Deus, ao mesmo tempo, e são tão reais como se tivessem acontecido naquele instante. Não existem mistérios algum insondável para Deus, pois, Ele sabe de tudo antes mesmo que os acontecimentos venham à luz.
Aristóteles (384-322 a.C.) defendia a opinião de que o tempo “khronos” faz parte do Universo e não pode ser separado dele.
Agostinho, sabiamente afirma que “na eternidade, […] nada passa, tudo é presente”, sendo um “sempre presente”, um “eterno hoje”, ao passo que no tempo “khronos” as coisas passam.
W. E. Best em sua obra Eternity and Time (Eternidade e tempo) diferencia a eternidade e o tempo usando duas expressões: temporalidade extensa e eternidade intensa.
Antes de acender aos céus os discípulos questionaram a Jesus a respeito das coisas futuras:
At 1: 6-7“Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempo ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”
Mas Jesus deixou bem claro que o futuro não está condicionado à temporalidade humana.
Justamente por isso, escreveu Salomão:
Ec 3:11“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.”
Em algumas traduções o versículo em apreço diz “também pôs o mundo no coração do homem”, onde mundo, traduzido do hebraico “olam” traz o mesmo sentido “eternidade”. Essa “eternidade” aqui citada faz referencia a Kairós o que indica que tudo que ocorre e irá ocorrer futuramente na vida do homem, Deus colocou em seu coração, mantendo encoberto justamente para que o homem não se glorie.
Finalizamos com o que disse Salomão:
Ec. 3:15 O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou.
Em outras palavras, o presente, passado e futuro estão na eternidade e na eternidade de Deus já aconteceram.
Ec. 3:1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
Meu cordial, fraternal e afetuoso abraço. Auguro à nobreza e digníssima família, semana de incontáveis vitórias, permeada por copiosas e perenes bênçãos.
Debaixo da graça, e, multidões das misericórdias do ALTÍSSIMO!
Pelos Laços do Calvário!
Shalom Aleikhen 🙌🏻🇧🇷
JFernandes 🤝😍📖✝️⚔️
OBS: Pastor José Fernandes faz estas reflexões enquanto se submete a sessões de hemodiálise. É pastor jubilado do Ministério do Belém - São Paulo/SP, foi secretário adjunto da CONFRADESPE.