ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025
Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO
COMENTARISTA: TATIANE ALVES
COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 13 – A IGREJA PREPARADA
Texto da lição - Lucas 21.24-26
A Bíblia diz:
“Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.” Cl 4.2
Objetivos da lição
Compreender a importância de vigiar constantemente.
Entender que a preparação é algo intencional.
Conscientizar sobre a necessidade de estar preparado para a volta do Senhor.
Introdução
É inegável que estamos vivendo o tempo do fim. Nenhuma geração jamais viu e viveu os sinais do retorno da vinda de Jesus como a nossa geração. A bíblia no alerta em Lucas 21:28 “Que quando essas coisas estivessem para acontecer deveríamos olhar para cima porque a nossa redenção estaria próxima”. A segunda vinda de Cristo é o Evento central e um dos temas mais tratados nas Escrituras. Há aproximadamente 2400 referências diretas e indiretas sobre a volta de Jesus 8 vezes mais do que os anúncios da sua primeira vinda. A razão para isso é para que não perdêssemos o foco e estivéssemos preparados. No entanto, apesar das advertências e dos alertas das Escrituras, pouco se tem ouvido ou comentado a respeito desse assunto. Até mesmo os crentes estão vivendo como se Cristo não fosse voltar, como se a vida se resumisse apenas a esta dimensão terrena.
Fonte; http://prkleberson.blogspot.com/2017/04/uma-igreja-preparada-para-vinda-de.html
1- A vigilância
Vigiar significa “observar, prestar atenção”. O verbo “vigiar” traduz pelo menos cinco palavras hebraicas no Antigo Testamento e outras cinco palavras gregas no Novo Testamento. Na Bíblia a palavra “vigiar” é aplicada em diferentes contextos.
Mas o mais importante para a vida prática cristã é aquele sentido em que vigiar implica na ideia de ficar acordado, estar alerta o tempo todo com o objetivo de evitar o comportamento negligente ou indolente que pode levar alguém a cair em alguma cilada ou ceder a alguma tentação que acaba enfraquecendo sua fé em Cristo (cf. Mateus 24:42; 25:13; 26:41; 1 Coríntios 16:13; 1 Tessalonicenses 5:6; 1 Pedro 5:8; Apocalipse 3:2; 16:15; etc.).
Todos nós precisamos de vigilância espiritual. São inúmeras as recomendações bíblicas acerca da importância da vigilância constante para o crente. Diariamente somos submetidos a diversas tentações, e diante disso o conselho do Senhor Jesus é: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação“ (Mateus 26:41).
A importância da vigilância espiritual
Diversas vezes durante seu ministério, o Senhor Jesus Cristo falou sobre essa verdade. Muitas parábolas de Jesus tratam exatamente acerca da questão da vigilância espiritual. Uma dessas parábolas é a Parábola dos Dois Servos (Mateus 24:41-48).
Nessa parábola Jesus contrasta o comportamento de um bom servo com o comportamento do mau servo. O bom servo, na ausência de seu senhor, procura obedecer e cumprir diligentemente o que lhe fora ordenado. Ele se ocupa de seu trabalho com constante vigilância sabendo que tão logo seu senhor retornará.
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira