Lição 8 - O domínio do mal sobre a Terra I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Pré-Adolescentes: A SEGUNDA VINDA DE CRISTO E O MUNDO VINDOURO

COMENTARISTA: TATIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR S. OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 8 – O DOMÍNIO DO MAL SOBRE A TERRA

Texto da lição - Ap 13:1-18

E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.

E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.

E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.

E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.

E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Se alguém tem ouvidos, ouça.

Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.

E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.

E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.

E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.

E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

A Bíblia diz:

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.” João 5.19

Objetivos da lição

Explicar a ação de satanás na grande tribulação;

Destacar que o anticristo governará sob o poder de satanás;

Ressaltar a atuação do falso profeta

Introdução

A declaração “o mundo jaz no Maligno” jamais teve ser entendida como se Satanás fosse soberano neste mundo. Na verdade João diz que todo o mundo está sob o controle do Maligno, mas não diz que o mundo pertence a ele.

O que a Bíblia deixa claro é que desde a Queda do Homem Satanás assumiu o controle deste mundo caído através do engano (Gênesis 3:1-19). Ele tem se empenhado em cegar o entendimento dos homens distanciando-os cada vez mais da verdade. Por isso o próprio Jesus chama Satanás de “príncipe deste mundo” (cf. João 12:31; 14:30; 16:11).

Contudo, isso não significa que ele possui plena autonomia para fazer e desfazer como quiser. O correto é entender que Satanás opera dentro da soberania Deus. Ele nunca pode ir além do que Deus lhe permite. A história de Jó é um exemplo claro disso (Jó 2:6).

O episódio da tentação de Jesus também nos ajuda a compreender a declaração de que o mundo jaz no Maligno. O texto bíblico diz que Satanás mostrou ao Senhor Jesus todos os reinos do mundo. Daí ele disse: “Dar-te-ei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram entregues, e dou-os a quem quero” (Lucas 4:6). Perceba que o próprio Satanás diz que a autoridade que ele possui não lhe pertence em origem, mas que lhe foi dada.

Então é considerando tudo isso que o apóstolo João escreve que o mundo jaz no Maligno. No entanto, Satanás sabe que sua atuação é limitada e que seu tempo é curto (cf. Apocalipse 9:1-6; 13:5-7). Ele sabe que Jesus Cristo veio ao mundo para destruir suas obras e lançá-lo fora. Ele já foi derrotado irreversivelmente por Jesus na cruz, e o dia de sua ruína final já está determinado.

Fonte: https://estiloadoracao.com/o-mundo-jaz-no-maligno/

1- Satanás domina a terra

Satanás e seus demônios dominam este mundo de pecado.

Reconhecer que por enquanto o governante deste mundo não é Deus, mas sim as forças do mal, é de suma importância para o cristão porque assim manterá os seus pedidos ao Pai dentro da correta expectativa, como está escrito em João 12:31 e 32. “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.

No mesmo livro, no capítulo 14 e versículo 30, há outra menção desta realidade. “Já não falei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim”.

Em 1 João 5:19 há a seguinte citação sobre o tema: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno”.

Os anjos do Senhor travam intensa batalha para livrar os filhos de Deus das maldades deste mundo tenebroso. Está descrito nas Escrituras e que dentro deste plano, Deus salvará apenas aqueles que querem se salvar, como pode ser conferido em Deuteronômio 30:19-20.

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência. Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar”.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profº Jair césar S. Oliveira

Esboço da Lição 8 - O domínio do mal sobre a terra - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 8 - O domínio do mal sobre a terra - Pré-Adolescentes - Profº Jair césar S Oliveira.pdf
Size: 273.56 KB