Lição 6 - O papel do talento musical II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Pré-Adolescentes: Servindo a Deus com meus talentos

COMENTARISTA: EZEQUIEL PEREIRA DA SILVA

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 6 – O PAPEL DO TALENTO MUSICAL

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Papel do Talento Musical, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para concluir, utilizem a dinâmica “Louvando e adorando a Deus”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Louvando e adorando a Deus

Objetivo: Refletir sobre a música como forma de expressão de louvor e adoração a Deus.

Material:

Não é necessário

Procedimento:

Dias antes da aula:

Peçam para que os alunos que tocam algum instrumento musical leve seus instrumentos para a aula da EBD. Vocês podem fazer isto através do grupo de WhatsApp da turma ou de outra forma de sua preferência.

Pode pedir também a outras pessoas da igreja para levar seus instrumentos e no momento da aplicação da dinâmica, eles devem estar presentes.

No dio aula:

- Estudamos sobre a música na Bíblia. Vimos que a música também é uma forma de expressão de louvar e adorar a Deus. Como devemos adorar e a importâncias dos talentos musicais nos cultos.

- Falem: Qual o hino de preferência de vocês?

Pode ser que sejam citados vários hinos, mas através de um consenso, peçam para que escolham apenas um deles.

- Em seguida, solicitem que os alunos cantem uma parte deste hino escolhido, acompanhado de algum instrumento musical(do aluno ou de outra pessoa).

- Depois, proponham que eles façam uma paródia sobre o tema da aula com a música do hino escolhido.

Estipulem um tempo para esta atividade.

- Depois, eles devem cantar o hino em forma de paródia, acompanhados por instrumentos.

Para concluir, leiam:

“Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo”(Salmos 33:3).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/pre-adolescentescurriculo-2022-biblia_24.html Acesso em 01 Ago 2022