ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA:
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 8 - O AMOR NÃO É EGOÍSTA
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O amor não é egoísta. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “Campo de Batalha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Campo de Batalha
Objetivos:
Refletir sobre as obras da carne e o fruto do Espírito.
Enfatizar que o egoísmo é obra da carne.
Material:
Palavras digitadas( 09 partes do fruto do Espírito e as 16 obras da carne)
01 lixeira
01 rolo de fita adesiva
02 envelopes
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar as palavras referentes as obras da carne(16) e as 09 partes do Fruto do Espírito.
Recortar cada palavra e separá-las em 02 grupos: obras da carne e Fruto do Espírito, colocando em 02 envelopes.
No dia da aula:
- Leiam Gl 5. 17.
- Falem: De acordo com o texto lido, observamos que há uma batalha constante entre a carne e o espírito.
- Apresentem as 16 obras da carne e as 09 partes do fruto do Espírito. As palavras devem estar digitadas e separadas umas das outras(conforme orientação acima).
Solicitem que os alunos organizem as palavras em lados contrários, simbolizando oposição. Dessa forma, eles poderão identificar a que grupo se refere cada vocábulo: obra da carne ou Fruto do Espírito.
- Falem: Para o cristão, isto é, para aquele que deseja obedecer e frutificar há uma solução neste campo de batalha. Leiam Gl 5.16 “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
- Falem: Aquele que anda em Espírito, rejeita as obras da carne. Dessa forma, devem ser descartadas.
- Então, apresentem uma lixeira e peça para que 4 alunos retirem do quadro as 16 obras da carne e coloque-as na lixeira.
- Falem: Observem o que permaneceu, apenas as 09 partes do Fruto do Espírito. É isto que devemos buscar diarimente.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 14 Nov 2022