ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO
LIÇÃO Nº 11 - O JOVEM RICO: A PROPOSTA DO REINO DE DEUS
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: O jovem rico: a proposta do reino de Deus. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O que ainda me falta?”
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que ainda me falta?
Objetivo: iniciar o estudo sobre o jovem rico, contextualizando com a vida dos alunos.
Material:
A Bíblia dos alunos
Procedimento:
- Organizem os num círculo.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia em Mateus 19. 16 a 23.
- Falem: Vou realizar uma leitura deste texto bíblico e vocês acompanham na Bíblia de vocês.
- Depois, proponham a seguinte atividade: fazer uma leitura com a representação dos 02 personagem da história – Jesus e o jovem rico.
- Então, perguntem quem deseja representar Jesus e o jovem rico, realizando a leitura.
É bom que os alunos se apresentem voluntarieamente, caso não apareçam, você vai indicá-los.
Obsevem que no texto há partes que não são dos personagens, mas do narrador. Você professor(a) vai ser o (a) narrador(a).
- Depois, eles vão fazer a leitura, observando o tempo de cada um falar.
- Em seguida, façam as seguintes indagações:
O que o jovem rico deseja saber e fazer?
O que ele já fazia?
O que Jesus disse para ele fazer?
- Para finalizar, perguntem: Vocês já conhecem como dever ser a caminhada na vida cristã. Mas, o que ainda lhe falta?
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 05 Set 2022