Lição 13 - Quatrocentos anos de silêncio II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento

COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 13 – QUATROCENTOS ANOS DE SILÊNCIO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Quatrocentos anos de silêncio. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Para condução do estudo da lição, utilizem a dinâmica “Período Interbíblico”.

- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco os nomes dos personagens, palavras-chave desta lição para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Período Interbíblico

Objetivos:

Estudar o tema da aula de forma participativa, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem.

Realizar uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu,

Material:

Celular, notebook ou tablet dos alunos

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

01 mapa do império de Alexandre, o Grande

01 figura de um relógio antigo

O numeral 400 digitado em tamanho grande(fonte 100)

Dias antes da aula:

Solicitar aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu.

Divulgar a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o que pesquisaram em um momento específico da aula.

No dia aula:

- Organizem um quadro com o mapa, o numeral 400 e a figura do relógio.

- Peçam para que os alunos se sentem formando um semicírculo próximo ao quadro com o material do item anterior.

- Solicitem para que os alunos falem o que pesquisaram sobre os 400 anos de Silêncio ou período Inter bíblico.

Observem atentamente o que eles afirmam. Corrijam ou acrescentem outras informações se necessário.

- Depois, apresentem o mapa do império de Alexandre(o Grande) e falem sobre esse império e sua importância para a propagação do evangelho.

- Em seguida, peçam para que os alunos falem o que pesquisaram sobre o período Macabeu.

- Para concluir, falem sobre a expectativa dos judeus com relação ao messias e, contrapondo, apresentem o que o texto bíblico afirma sobre Jesus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/juveniscurriculo-2022-uma-viagem-pelo_24.html Acesso em 22 mar. 2022