Lição 8 - A mídia e o culto ao corpo I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JUVENIS – CPAD

Terceiro Trimestre 2020 - Edição Especial

Tema: O cuidado com os meios de comunicação

Comentarista: Jamiel de Oliveira Lopes

Comentário: Prof.ª Sulamita Macedo

LIÇÃO 8 - A MÍDIA E O CULTO AO CORPO

- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a Mídia e o culto ao corpo.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e anabolizantes.

- Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.

O que vocês acham dessas figuras?

Aguardem as respostas.

- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica “Geração Saúde?”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Geração Saúde?

Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada.

Material:

01 bola pequena

08 Garrafas descartáveis de 1 litro

01 tubo de cola branca

Água ou areia

Nomes digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.

Procedimento:

ANTES DA AULA:

- Encham as 08 garrafas com água ou areia.

- Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas exageradas, bebidas energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.

- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.

- Aguardem os alunos.

DURANTE A AULA:

- Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima), falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.

- Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem a bola para derrubar as peças do boliche, por exemplo: afastando as cadeiras, mesa etc.

- Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que precisam ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua saúde física.

- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.

- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.

- Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento, é importante a participação dos alunos.

- Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação e equilíbrio.

Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-juvenis-1_17.html Acesso em 17 ago. 2020