Lição 6 - A mídia e o consumo I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JUVENIS – CPAD

Terceiro Trimestre 2020 - Edição Especial

Tema: O cuidado com os meios de comunicação

Comentarista: Jamiel de Oliveira Lopes

Comentário: Prof.ª Sulamita Macedo

LIÇÃO 6 - A MÍDIA E O CONSUMO

- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o consumo influenciado pela mídia.

- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Eu quero!”

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu quero!

Objetivos:

Refletir sobre o desejo desenfreado de possuir objetos além das possibilidades financeiras.

Estimular nos alunos a poupança do dinheiro que recebem dos pais.

Material:

Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.

02 tubos de cola

02 tesouras

02 cartolinas

01 rolo de fita adesiva

01 cofrinho de plástico para cada aluno(se houver condições)

Procedimento:

- Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.

- Entreguem para cada grupo:

Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som etc.

01 tubo de cola

01 tesoura

01 cartolina

- Forneçam as seguintes orientações:

Escolham as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.

Recortem as figuras e colem na cartolina.

Observações:

Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.

O tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.

- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):

A razão da escolha dos objetos.

Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais novos?

Os pais podem dar estes objetos?

- Deixem que eles e elas falem e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição acerca do desejo desenfreado de possuir além das possibilidades financeiras, almejando até o que o colega ou a colega possui, para não ficar diferente dos demais. Enfatizem o consumo moderado.

- Para concluir, estimulem os alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais dão para eles, para isto deem para cada aluno um cofrinho de plástico.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/08/sugestoespara-as-licoes-de-juvenis-1.html Acesso em 04 ago. 2020