Lição 3 - Mídia sem máscara I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JUVENIS – CPAD

Terceiro Trimestre 2020 - Edição Especial

Tema: O cuidado com os meios de comunicação

Comentarista: Jamiel de Oliveira Lopes

Comentário: Prof.ª Sulamita Macedo

LIÇÃO 3 - MÍDIA SEM MÁSCARA

- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a influência da programação da Televisão.

- Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Botão de Ligar e Desligar”.

- Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para concluir, utilizem a dinâmica

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Botão de Ligar e Desligar

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a influência da programação televisiva.

Material:

01 figura de uma televisão.

Expressões digitadas: Filmes e Novelas, Programas de Humor e de Auditório, Reality Shows, Desenhos Animados e Jornais Informativos e Policiais, Programas Religiosos.

Procedimento:

- Coloquem no quadro a figura da televisão.

- Perguntem: Qual o mal do aparelho de televisão?

Aguardem as respostas.

Espera-se que os alunos falem que o aparelho por si só não há mal nenhum.

- Depois, perguntem: Então, apontem quais as razões da TV ser tão combatida na Igreja?

Espera-se que os alunos falem que se refere ao mau uso da TV, como também sua programação.

- Em seguida, dividam a turma em 3 grupos.

- Entreguem para cada grupo, duas das expressões abaixo:

Filmes e novelas

Programas de humor e auditório

Reality shows

Desenhos animados

Jornais informativos e policiais

Programas religiosos

- Peçam para que em grupo os alunos analisem esta programação nos diversos canais e depois apresentem o resultado da discussão, falando quando deve ser utilizado o botão de ligar e desligar.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2020/07/sugestoespara-as-licoes-de-juvenis-1_13.html Acesso em 14 jul. 2020