Lição 2 - Música para Deus ou sobre Deus? I

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ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Juvenis: Louvor e adoração

COMENTARISTA: ROBSON ROCHA

COMENTÁRIO: PROFª. SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 2 – MÚSICA PARA DEUS OU SOBRE DEUS?

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Escrevam o título da lição no quadro ou numa cartolina: Música para Deus ou sobre Deus?

- Depois, reflitam com os alunos sobre o título.

- Para finalizar a reflexão falem que nesta lição vamos estudar um fato histórico que modificou a música que antes era somente para Deus para o aparecimento da música sobre Deus.

- Perguntem: Vocês fazem ideia de qual seja este fato histórico e o personagem que provocou esta mudança?

Aguardem as respostas.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para trabalhar o tema da retrospectiva histórica da música sacra, utilizem a dinâmica “A Música e sua história”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Música e sua história

Objetivo: Compreender como aconteceu a evolução da música sacra, através de uma retrospectiva histórica.

Material:

01 notebook ou 01 smartphone

03 caixas de CD vazias

Observação:

Procurar na internet vídeos de:

Canto gregoriano

Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”

Hino cantado por negros americanos(afro-descendentes), mais conhecidos como “Negro spiritual”

Hino da música Gospel brasileira

Procedimento:

- Apresentem apenas um parte das 04 músicas sacras, conforme descrição no item material, utilizando equipamento de forma que os alunos possam escutá-las.

- Escrevam no quadro os nomes das 04 músicas:

Hino 581 da harpa cristã “Castelo Forte”

Hino cantado por negros americanos

Hino da música Gospel brasileira

- Depois que os alunos escutarem parte de cada música, perguntem:

Vocês fazem ideia de que forma estas músicas fazem parte da evolução da música sacra?

Aguardem as respostas.

- Entreguem para 03 alunos, 03 caixas de CD(01 para cada aluno), que devem estar organizados conforme descrição abaixo:

01 caixa de CD com o nome “Europa”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:

- Idade Média: Canto gregoriano

Antes a música era cantada pelos monges católicos

- Reforma protestante

Popularização da música com o ensino das doutrinas através da música

Música deixou de ser feita somente para Deus

A música passou a ser feita para o homem aprender sobre Deus(ensino e evangelização)

Agora a música é cantada pelo povo, pela congregação, com melodias ao gosto do povo e na língua do povo

Música de Lutero 581 da harpa cristã Castelo Forte

Aparecimento do canto congregacional, das orquestras e corais

01 caixa de CD com o nome “Continente Americano”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:

A música europeia chegou com os ingleses nos EUA

Os negros deram uma versão própria com o Negro Spirituals, grupos de negros cantando belas melodias

01 caixa de CD com o nome “Brasil”: dentro da caixa deve estar um papel com as seguintes informações:

Influência europeia e americana e australiana

Coral, canto congregacional, corinhos

Estilo nacional com ritmos do Nordeste.

- Os alunos devem abrir os CDs, um de cada vez, na seguinte ordem: Europa, Continente Americano e Brasil.

O aluno ler a capa, depois deve ler o conteúdo que está na parte interna da caixa do CD.

Em seguida, fixem o CD com fita adesiva ao lado da(s) músicas, que já estão escritas no quadro ou na cartolina, a saber:

Europa: Canto gregoriano e Castelo forte

Continente americano: Negro Spirituals

Brasil: Música gospel

À medida que eles forem lendo vocês vão acrescentando outras informações, que estão contidas na lição ou em outra fonte de pesquisa.

Não se esqueçam de explicar a razão da mudança da música somente para Deus e sobre Deus, quando vocês falarem sobre as transformações ocorridas com a Reforma Protestante, através de Martinho Lutero, enfatizando a música. Dessa forma, vocês estão respondendo a pergunta feita no início da aula.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2019/01/juvenis-curriculo-do-ano-2-louvor-e_7.html Acesso em 07 jan. 2019