ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026
Juvenis: SAL E LUZ NO MUNDO: UMA IGREJA RELEVANTE
COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 5 - O ENSINO E A IGREJA
Ensinar, no contexto das Sagradas Escrituras, é um dom ministerial concedido pelo Espírito Santo aos servos do Senhor que transmitem com discernimento e eficiência, fora do comum, as verdades que dizem respeito ao Reino de Deus. Para isto, deve haver dedicação, como diz o apóstolo Paulo, haja vista que o ato de ensinar requer o preparo de quem se disponibiliza a fazê-lo (Rm 12.7). O Dicionário Teológico, de Andrade (1998, p.136) destaca que ensino é oriundo do latim ensignare, significando gravar, instruir. Sendo assim, as propostas didáticas precisam buscar este fim: oportunizar a memorização do conteúdo e contribuir para a mudança de condutas.
Yamauchi & Wilson (2020, p.652) declaram que “a ideia de educar é transmitida em hebraico por verbos que podem ser traduzidos por instruir, treinar, direcionar e aprender, e por substantivos que denotam discernimento, sabedoria e conhecimento. (itálico nosso) Esta forma de educação, segundo os autores, se caracterizava pela informalidade e era ministrada pela família; no entanto, no final do período bíblico, começou a surgir uma educação de caráter formal, com um objetivo religioso, ou seja, manter a comunidade em torno da Torá, apreendendo novos ofícios, consciente de que o seu Mestre por excelência sempre será o Senhor:
Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá. (Dt 4.1)
Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. (Sl 25:4,5)
Aquele que repreende os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá? [...] Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei; (Sl 94.10,12)
Os israelitas recebiam uma educação totalmente diferenciada dos outros povos, por isto o salmista faz referência aos gentios como um povo que receberia o castigo divino por não seguir a Lei Divina. O povo de Deus se diferenciava exatamente por isto: cumpria a Lei de Deus, seguia os seus estatutos e sabia que o ato de obedecer era andar nos caminhos do Senhor, revelar uma conduta diferenciada, dar testemunho de sua fé por meio de seus atos, o que tornava o israelita diferenciado: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êx 19:5,6)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA