Lição 3 - O que é uma igreja relevante I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026

Juvenis: SAL E LUZ NO MUNDO: UMA IGREJA RELEVANTE

COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 3 - O QUE É UMA IGREJA RELEVANTE

Quando nosso Deus criou o homem, fê-lo com o propósito de adorá-lO, manter comunhão com Ele e dominar sobre as criaturas que estão na face da Terra. O homem é um mordomo do nosso Deus, um administrador de todas as coisas criadas. Para exercer esta função, ele não poderia ficar só, precisaria de companhia e, por isto, o Senhor criou a mulher: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gn 2:18) A mulher foi criada para atender uma necessidade: de socialização, de companhia. Não podemos fazer nada sozinhos. É por isto que este trecho bíblico não se refere apenas ao casamento, mas à carência que temos do auxílio do próximo em nossas atividades. É para isto que existe a igreja, para o trabalho em conjunto, para se abandonar o egoísmo e praticar o altruísmo, para compartilhar o prazer de trabalhar em grupo sem discriminar pessoas, tratando-as igualmente: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl 3:28)

Os salvos, os redimidos pelo sangue de Cristo, devem demonstrar com o seu modo de ser e de agir que foram, de fato, transformados, tirados para fora do mundo, que não vivem mais segundo os prazeres mundanos e suas concupiscências, nas suas práticas cotidianas, na forma de tratar os irmãos e no cultivo do amor ao próximo. Sendo assim, não há razões para aderirmos à causa dos desigrejados, porque um grupo só funciona quando trabalha junto. Pode ser que haja discordâncias durante a execução das atividades, mas o amor a tudo supera e os crentes retornam ao relacionamento anterior. O rompimento com o grupo e a solitude dificultam a adoração e comunhão, pois são mais motivadoras quando exercidas coletivamente.

Pertencer a uma igreja não consiste apenas em assistir aos cultos pela TV, via you tube, ou assistir aos cultos em finais de semana e sair apressadamente sem cumprimentar ninguém. O ato de pertencer envolve o comprometimento com o grupo, estar junto, sentir emocionalmente as dores do grupo e alegrar-se quando as coisas boas estão acontecendo: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós [...]” (Rm 12:15, 16a)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 3 - O que é uma igreja relevante - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 3 - O que é uma igreja relevante - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 390.71 KB