ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026
Juvenis: SAL E LUZ NO MUNDO: UMA IGREJA RELEVANTE
COMENTARISTA: FLAVIANNE VAZ
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 2- O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE NÓS
As mensagens bíblicas referentes ao Reino de Deus foram emitidas, primeiramente, pela viva voz da profecia que proclamou a salvação e a intervenção de nosso Deus para instaurar o Seu Reino. Desde o Antigo Testamento, os profetas mencionavam a libertação espiritual que viria para os judeus, porque o Senhor atuaria a favor dos justos e julgaria os ímpios. Neste tempo de restauração e julgamento, o seu Ungido, o Messias ali estaria para visitar Israel e julgá-lo de modo histórico, como nunca antes fora realizado:
Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. (Ml 4.1)
Quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira? A sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derrubadas. (Na 1.6)
Porque Tofete já há muito está preparada; sim, está preparada para o rei; ele a fez profunda e larga; a sua pilha é de fogo, e tem muita lenha; o assopro do Senhor como torrente de enxofre a acenderá. (Is 30:33)
Observemos, pois, que esta dimensão é escatológica e referente apenas ao FIM DOS TEMPOS. O Reino de Deus tem esta dupla dimensão, esta dupla face: aquilo que é, que está sendo e aquilo que há de vir, que tem dimensão futura. Os judeus ainda não estavam devidamente crentes no Messias, nem deram ouvidos à pregação escatológica de João Batista que falava daquele que haveria de vir: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.“ (Mt 3:11) Ele conclamava o povo ao arrependimento como pré-requisito para a submissão ao batismo nas águas. Sobre o conceito de arrependimento, “metanoia”, Ladd (1997, p.37) destaca que a “palavra ‘conversão’ expressa melhor a ideia do que arrependimento. [...] sugere primariamente tristeza pelo pecado; metanoia sugere uma mudança de mentalidade; a concepção hebraica implica na volta completa do homem completo para Deus.”
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA