ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 8 - O AMOR NÃO É EGOÍSTA
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. (Paulo de Tarso - 2 Timóteo 3:2)
O homem não tem outros fins em todas as suas ações senão o seu próprio interesse. (John Stuart Mill -1841)
A palavra "egoísmo" deriva do latim "ego" (que significa "eu") com o sufixo "-ismo" ou "-ista". A junção dessas partes resulta em um termo que descreve a doutrina ou comportamento de ter "atração por si mesmo", priorizando o próprio interesse acima de tudo. A palavra foi cunhada no século XVIII e ganhou diferentes conotações na filosofia, psicologia e ética.
Antes de falar sobre os males do egoísmo, precisamos afirmar que todo ser humano nasce com alta dose de egoísmo e vivencia isto até nas proximidades de seus cinco anos de idade, na fase do egocentrismo. A criança vai aprendendo a experienciar situações nas quais tenha que compartilhar, aprender a ouvir, falar na hora adequada, respeitar o espaço alheio, valorizar o próximo etc. Tais circunstâncias permitem que esta criança desenvolva o altruísmo, a empatia e adquira habilidades para o convívio em sociedade.
Quando a criança não tem suas necessidades, em diversas vezes, atendidas e não recebeu conforto e segurança emocional adequados para o seu desenvolvimento satisfatório, poderá aprender que não pode contar com o outro, apenas consigo mesma. Poderá, portanto, procurar atender as suas prioridades, de forma autônoma, uma atitude que, por si mesma é tida como egoísta, pois começa a pensar que não mais precisa de ninguém, apenas dela mesma.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA