ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 2 - OS DIFERENTES TIPOS DE AMOR
Tivemos o raro prazer de verificar que o amor é o principal atributo de nosso Deus, a Sua essência, elemento que faz parte de sua personalidade e estende-se a todos os seres humanos, haja vista que “Ele nos amou primeiro!” Sendo assim, as Escrituras nos revelam, por meio de Jesus Cristo, que do Amor, se origina o principal mandamento no qual estão baseados toda a Lei e os profetas: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mt 22:37-40)
A Bíblia fala do amor divino do início ao seu final. Como somos filhos de Deus e adotados para viver na luz, como filhos da luz, precisamos andar como nosso Senhor andou e relacionando-se de acordo com os princípios recomendados na Palavra de Deus para que vivamos em amor, em justiça e sejamos bem-sucedidos em nossa jornada cotidiana.
O sentimento-comportamento mais poderoso do mundo pode se apresentar de forma multifacetada e adquirir diversos nomes. Precisamos observar em qual dimensão, em qual área de nossa vida, estamos aplicando este sentimento-comportamento para nomeá-lo de acordo com a concepção grega.
O amor sexual, ou erótico, refere-se à libido, ao impulso sexual de que fomos dotados e atraídos para o sexo oposto, quando o olhar se volta para as zonas erógenas (áreas do corpo atraentes, que despertam o desejo sexual). Este impulso, segundo a Psicanálise, se dá início da vida, quando a criança é amamentada e demonstra prazer no ato de mamar nos seios da mãe, é visto como um prazer no nível da oralidade, no contato com o outro pela boca. Não há nada de indecente nisto. É a primeira forma de relacionamento criada por Deus e se torna um ato singular e santo. Assim como o ato sexual é santo, quando praticado nos limites do casamento: “ Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.” (Ct 1.2)
É necessário enfatizar que o amor erótico já surgiu no Jardim do Éden antes da existência do pecado, fazia parte dos momentos de inocência do homem e em nenhum momento se relacionou com o pecado original. A partir da criação, o homem já tinha consciência que devia reproduzir-se, demonstrando desejo físico por sua mulher, e tudo isto somente ocorreria por meio do ato sexual: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2:24,25)
Sendo assim, em Cantares de Salomão, somos agraciados pela presença de um casal que nos demonstram como se dá o relacionamento de um casal na sua intimidade, explicando-nos o que são as zonas erógenas e como deve ser o tratamento dado a elas. No amor erótico, vemos que a intimidade se inicia de forma física, movida pelo desejo, pela visão, pelas sensações promovidas pelos órgãos dos sentidos, tais como tato, audição, paladar, olfato. Com o tempo, esta intimidade vai se aprofundando e o relacionamento vai alcançando outras dimensões. Assim, também, ocorre com o nosso relacionamento com Deus. Primeiramente, aprendemos a amá-lO porque satisfaz nossas necessidades imediatas. No entanto, este amor vai alcançando dimensões mais profundas a partir do momento que nosso diálogo e intimidade com Ele se intensifica.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA