ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 1 - JOSÉ: FIEL ATÉ NAS DESVENTURAS
Mais um trimestre no qual estamos comprometidos em vos trazer novidades contidas na Palavra do Senhor e, desta vez, falaremos sobre o estudo biográfico, ou seja, destacaremos alguns aspectos da vida de personagens bíblicos que foram referenciais em seu tempo. Está claro que deve ter sido difícil fazer esta seleção, porque as Escrituras são repletas de personagens-ícone, homens e mulheres de Deus que nos deram exemplo por meio de seu testemunho. Basta fazer uma rápida visitinha à galeria dos heróis da fé em Hebreus 11. Esta lição é mais que oportuna nos tempos que vivemos, pois nossos jovens precisam de referenciais, de observar pessoas que seguem os padrões estabelecidos por Deus e detectar que isto é possível, de ver gente modelando os princípios do Senhor na prática cotidiana e eles vejam como se faz para viver uma nova dimensão de vida.
O método de estudo biográfico é a descrição de uma história de vida, observando-se as peculiaridades desta existência, as situações positivas e negativas das experiências vividas e no que tudo aquilo consistiu para nosso aprendizado. (conceito meu). É necessário observar que tais pessoas viveram muito antes de nós, em período histórico, em ambiente geográfico e culturais totalmente diferentes e, mesmo assim, apresentam características semelhantes às nossas. Elas tiveram experiências ímpares com Deus, assim como nós também tivemos. De que forma vamos lidar com isto? É neste contexto que se inicia o processo comparativo, haja vista que elas são como um espelho, ao refletir algumas de nossas características e revelar o padrão do Senhor para nós. Para lidar com esta questão, dedicamo-nos à reflexão e análise da personagem, dos seus aspectos positivos e negativos, verificando como o Senhor foi bondoso em sua vida e lhe ensinou preciosas lições. Da mesma forma, Ele também atuará em nossas vidas.
Por que as informações biográficas foram registradas no texto bíblico? Para atender os propósitos do autor do texto. Quando ele apresentava a história, precisava descrever os personagens e explicar suas ações. Tudo isto era feito na inspiração do Espírito Santo que tencionava nos ensinar futuras lições. Cada informação era estritamente necessária, juntamente com os fatos históricos que estavam alinhados a cada personagem bíblico. Não nos esqueçamos que a história de vida de uma pessoa torna-se um meio de ensinar uma lição histórica. Os fatos são mais do que um registro. Estão relacionados à pessoa e servem para nos ensinar. Portanto, todo o período da vida da pessoa é estudado, atentando-se para as formas de Deus agir em sua vida e como esta atuação divina contribuiu para mudar a história da nação.
As Escrituras apresentam incontáveis histórias. Somente elas contém relatos de histórias de vida que começam na Terra e prosseguem nos céus:
Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel. (Hb 11.22-24)
Para fazer a exposição do caráter da personagem é necessário: apresentar os fatos de modo que eles estejam relacionados ao progresso e ao caráter do personagem em estudo; destacar os detalhes de suas vidas apresentados de forma bem completa, juntamente com o pronunciamento de Deus sobre eles. Observamos que muitos personagens bíblicos podem ser utilizados nesse tipo de estudo: discípulos, profetas, pessoas piedosas, cujas histórias estão nas Escrituras.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA