ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 7 – O EVANGELHO DE MARCOS
O evangelho mais condensado tem ocupado um lugar imperceptível entre os quatro evangelhos. O mais breve e o primeiro deles a ser escrito. No entanto, há que se considerar as epístolas de Gálatas e I e II Tessalonicenses como escrituras anteriores ao evangelho de Marcos. Pressupõe-se que tenha sido escrito e concluído no período da década de 50-60 d.C., pois está próximo ao período que Pedro viajou para Roma (anos 40), época na qual a narrativa foi compilada. Qual é a relação de Pedro com o evangelho de Marcos? Calma, meus caros professores, vamos explicar.
João Marcos era o sobrinho de Barnabé que partiu junto com seu tio e Paulo para a primeira viagem missionária. Sua família era dotada de posses e tinha uma propriedade aonde a igreja se reunia para fazer suas orações. Era uma espécie de casa assobradada, que tinha um terraço, o cenáculo, o conhecido espaço aonde fora derramado o poder do Espírito Santo, onde foi o primeiro Pentecostes: “E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” (At 12.12)
Quando Paulo começou seu ministério de pregação com mais intensidade, estava unido a Barnabé e, com eles, estava Marcos: “E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.” (At 12.25) No entanto, este moço ainda não havia amadurecido como obreiro, não estava pronto para divulgar as boas-novas. Afastou-se da dupla, demonstrando insegurança e inconstância. Ao surgir uma nova oportunidade de pregação, Paulo se recusa a levar Marcos, apesar da insistência de Barnabé:
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. (Atos 15:37-39)
Barnabé retorna com Marcos e Paulo se associa a Silas para prosseguir pregando. A pregação do evangelho prossegue. Embora Marcos tenha demonstrado hesitação, o Espírito Santo não desistiu dele e prosseguiu trabalhando para moldar o seu caráter. É neste período que Marcos encontra Pedro e, ambos, provavelmente, percebem que possuem muitas afinidades, experiências a compartilhar. As maiores vivências de Pedro foram com o Senhor Jesus e foram estes relatos que Marcos registrou: “A vossa coeleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.” (I Pe 5.13)
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA