Lição 1 - A organização dos livros do Antigo Testamento I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2025

Juvenis: Uma viagem pelo Antigo Testamento

COMENTARISTA: THIAGO PANZARIELLO

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 1 – A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO

Caros professores, é com imenso prazer que iniciamos mais um trimestre no qual partilharemos saberes relacionados à Palavra do Senhor. E, a partir destas lições, falaremos sobre o Antigo Testamento.

Faremos algumas considerações sobre a importância das Escrituras:

Deus fala em linguagem humana para que o homem possa entendê-lO. A Bíblia faz alusão a tudo o que é terreno e humano. Para fazer-se compreender, vestiu a Bíblia da nossa linguagem, bem como do nosso modo de pensar [...] Para revelar-se ao homem, adaptou a Bíblia ao modo de perceber as coisas.

Estudar é mais do que ler: é aplicar à mente a um assunto, de modo sistemático, constante e compenetrado, por meio do raciocínio, da percepção e da memória. (Antônio Gilberto) É ficar atento às 32.000 promessas na Bíblia inteira. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio.

Crer na Bíblia para ser salvo.

Praticar a Bíblia para ser santo. (Antônio Gilberto)

De que forma deve o homem fazer a leitura das Escrituras?

  • Ler a Bíblia diariamente e em atitude de devoção (Lc 10.39);
  • Ler com a melhor atitude mental e espiritual (Lc 24.25);
  • Ler com oração, devagar e meditando (Sl 119.12,18; 73.16,17);
  • Ler a Bíblia inteira (Rm 11.33,34).

Como livro antigo, tinha a forma de rolos: “Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje.” (Jr 36.2)

Nomes mais comuns: Escrituras (Mt 21.42); Sagradas Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); Palavra de Deus (Mc 7.17; Hb 4.12); Os oráculos de Deus (Rm 3.2).

ALGUNS FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA:

Divisão em capítulos feita no ano de 1250 pelo Cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras.

A divisão em versículos do AT, feita em 1445, foi realizada pelo Rabi Nathan. Do NT, em 1551, por Robert Stevens, um impressor em Paris.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 1 - A organização dos livros do Antigo Testamento - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 1 - A organização dos livros do Antigo Testamento - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 1240.04 KB