Lição 4 - Ezequiel, um jovem com visões I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 4 - EZEQUIEL, UM JOVEM COM VISÕES

O terceiro livro dos profetas hebraico, "Yehez'qel", que recebeu o nome de seu autor, cujo nome significa "fortalecido por Deus“. O Senhor o levantou para trazer a mensagem divina em pleno cativeiro, a um povo enfraquecido e desesperançado com a escravidão a que fora submetido.

Ezequiel era filho do sacerdote Buzi. Foi um dos judeus levados cativos para a Babilônia na segunda deportação determinada por Nabucodonosor (Cf. Ez.1:1 e II Rs.24:12-14). Conduzido às margens do rio Quebar, um rio da Mesopotâmia onde Nabudonosor instalou uma colônia de judeus. Foi ali, depois de cinco anos de exílio, que o profeta passou a ter visões de Deus e a receber mensagens para transmitir ao povo cativo.

E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. (Ez 1.1)

Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado. E tirou dali todos os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do Senhor, como o Senhor tinha falado. E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra. (II Rs 24.12-14)

Colocado numa comunidade, segundo Archer (2012, p.464), “perto de Nipur (cerca de 80 Km a sul da Babilônia, no Rio Eufrates) chamada Tel- Abibe, no grande canal (o sentido mais exato do “rio Quebar”). Esse canal, o Naru Kabari das inscrições em cuneiforme, corria do Eufrates , ao norte da Babilônia, quase cem quilômetros para o sudeste, para Nipur voltando ao Eufrates ao sul de Ur e irrigando a planície de aluvião entre o Eufrates e o Tigre. Ezequiel foi chamado ao seu ministério profético em 592 a.C. (o quinto ano do cativeiro do rei Joaquim) quando ele mesmo tinha uns trinta anos de idade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 4 - Ezequiel, um jovem com visões - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 4 - Ezequiel, um jovem com visões - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 587.63 KB