Lição 12 - Uma vida cheia do Espírito II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 12 - UMVA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A LEI DO ESPÍRITO LIVRA DA LEI DO PECADO E DA MORTE

Em Romanos 7, Paulo acaba de demonstrar que a vida sem a graça de Cristo é derrota, miséria e escravidão do pecado. Agora, em Romanos 8, Paulo nos diz que a vida espiritual, a liberdade da condenação, a vitória sobre o pecado e a comunhão com Deus nos vêm pela união com Cristo, mediante o Espírito Santo que em nós habita. Ao recebermos o Espírito e sermos dirigidos por Ele, somos libertos do poder do pecado e prosseguimos adiante para a glorificação final em Cristo. Essa é a vida cristã normal, segundo a plena provisão do evangelho.

O apóstolo deixa claro o novo relacionamento do cristão com o Deus, possível através da libertação espiritual alcançada pelo Espírito Santo, e de uma nova vida guiada segundo os preceitos do evangelho da cruz. Agora não mais estamos escravizados pelo pecado, mas sim adentramos a uma nova dimensão de vida em Cristo Jesus.

Paulo dividiu as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape. Uma vez que tenhamos respondido sim a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz vida e a paz.

E foi através desse escape que entendemos a dimensão do sacrifício de Cristo por nós. Portanto, cheios do Espírito Santo de Deus, não mais somos atraídos pelas concupiscências da carne, mas sim estamos satisfeitos com Cristo e com o poder do Espírito Santo que habita em nós.

O Espírito Santo operando dentro do crente, capacita-o a viver uma vida de retidão que é considerada o cumprimento da lei moral de Deus. Sendo assim, a operação da graça e a guarda da lei moral de Deus não conflitam entre si. Ambas revelam a presença da justiça e da santidade divinas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA