Lição 11 - Santidade integral II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 11 - SANTIDADE INTEGRAL

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

 SER HUMANO É INTEGRAL: ESPÍRITO, ALMA E CORPO

A identidade do ser humano como composição integral é dividida entre uma parte material e uma imaterial. Quando ambas são somadas em totalidade, afirmamos, segundo as Escrituras, que o ser humano é tricotômico, sendo composto por corpo, alma e espírito. A parte material ou física é composta pelo corpo.

[…] o homem é diferente dos animais, pois, enquanto estes têm instinto e agem segundo essa condição, o homem tem autoconsciência e autodeterminação, por ter pessoalidade; e, como tal, possui o que o irracional não têm: intelecto, vontade e emoções. […] A parte física do homem veio “do pó da terra”. Não com o barro, em estado bruto, ou um boneco de barro. Mas, com os elementos químicos que se encontram no barro, ou na argila, Deus, de modo sobrenatural, formou cada parte do corpo humano, combinando-as de maneira jamais compreendida pela mente humana.

No relato da criação, fica bem claro que tudo o que o Senhor fez era muito bom. O corpo vai ser o instrumento que o seu dono quiser fazer dele, pode ser para a honra e a glória do Senhor Deus ou para a desonra e condenação do próprio ser humano. Por isso, o cristão deve conservar o seu corpo em santidade para que tenha prazer por meio dele, porém de forma que glorifique a Deus.

Quando falamos de parte imaterial, devemos olhar para a alma e espírito do homem. É a composição eterna do ser humano, que foi criado a partir do sopro divino nas narinas de Adão.

A parte imaterial do ser humano, isto é, a alma e o espírito. Diz a Palavra de Deus: “e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. […] Como tricotomistas entendemos que o homem é formado de três partes distintas: corpo, alma e espírito. Seu ensino honra as Escrituras e se harmoniza com elas, pois, de acordo com a Bíblia, o homem tem uma constituição tríplice, sendo formado de espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA