ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Jovens: Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel
COMENTARISTA: Marcos Tedesco
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO 13 - DAVI:UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A HISTÓRIA INSPIRADORA DE UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Finalizamos mais um trimestre estudando a Palavra de Deus na Escola Dominical. Nesse aprendemos um pouco mais sobre a vida do grande rei Davi, um homem comum que foi chamado por Deus para realizar uma missão grandiosa. Durante 13 domingos aprendemos e crescemos espiritualmente com cada lição apresentada.
Em sua jornada, o pequeno Davi foi ungido, para o grande rei sentar-se no trono no momento certo. O jovem e corajoso pastor de ovelhas enfrentou no secreto o urso e o leão. Depois de ungido, seus desafios foram maiores, pois precisou fugir da fúria e perseguição do atual rei, que procurava o matar por entender que ele era aquele que fora escolhido como "o homem segundo o coração de Deus".
Ao longo de sua caminhada, encontramos em Davi a história de muitos que foram chamados por Deus. Seus insucessos descrevem alguém que possuíra pontos fracos, contudo, sabia onde buscar a força necessária para se levantar. Davi caía, mas clamava para que Deus venha o levantar.
Com isso aprendemos que não existe uma máquina diante do chamado, pois somos seres humanos e falhos, sempre sujeitos ao fracasso e à derrota em muitas ocasiões de nossa vida. Contudo, para sermos pessoas segundo o coração de Deus, devemos reconhecer nossas fraquezas e erros, e buscar em Deus a nossa restauração para continuarmos na caminhada.
O QUE É SER UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
Entendemos que Davi era o homem segundo o coração de Deus, contudo, por que ele foi chamado assim? O que é ser "um homem segundo o coração de Deus"? Como podemos agir para sermos contados assim? Esse é um questionamento que devemos fazer continuamente em nossa vida.
Olhando para as Sagradas Escrituras, não encontramos uma "fórmula" ou modelo único a ser seguido para ser conhecido como alguém segundo o coração de Deus. Porém, algumas ações devem ser executadas para chegarmos mais próximo do Pai, e assim possuirmos intimidade com Ele.
Uma pessoa contada como alguém segundo o coração de Deus reconhece sua dependência da graça divina, e por isso sabe que precisa estar sempre próximo do Criador. Quem teme a Deus sabe que precisa dEle em todos os sentidos, por isso permite-se ser corrigido, orientado e ajudado pelo Senhor a todo tempo.
Por fim, em uma geração tão prepotente, ainda existe uma busca por pessoas que estejam dispostas a rasgarem o seu coração diante dos erros. Davi sempre que errava se colocava de joelhos em busca do perdão de Deus, essa é uma grande lição para nossas vidas.
UM DESAFIO PARA CADA UM DE NÓS
Como já falamos, no tempo presente o distanciamento do Pai avança a largos passos. O avanço da tecnologia tem agravado essa dura realidade, pois os nossos jovens têm negligenciado a necessidade de estarem mais próximos de Deus, trocando isso por fama, likes e coisas relacionadas.
Quando nos distraímos com as coisas dessa vida, nossa alma sentirá o peso de estar distante das coisas espirituais, fazendo-nos sentir o peso da falta da presença de Deus, como também nos conduzindo ao cometimento de erros que são facilmente não percebidos pela falta de sensibilidade espiritual.
Davi sabia que longe da presença de Deus ele falharia em sua caminhada, por isso se humilhava após cada queda. Até quando precisou ser alertado pelo profeta, após o pecado cometido com Bate-Seba e contra Urias, ele correu para os pés do Senhor, em ato de humilhação para não perder o seu relacionamento com Ele.
Somos convidados a viver de modo contritos no tempo presente, compreendendo que o Senhor deseja ter um relacionamento mais próximo conosco, e que o pecado visa nos distanciar cada dia mais do nosso propósito. Que Deus venha nos ajudar a continuar em Sua presença todo tempo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA