Lição 11 - Proteção contra a inveja I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS TRADICIONAL - CEADTAM - CGABD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2024

Jovens:ALCANCE UM FUTURO FELIZ E SEGURO- Conselhos de Salomão no livro de Provérbios: Um convite à sabedoria e às promessas de proteção.

COMENTARISTA: Marcelo Oliveira

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO 11 - PROTEÇÃO CONTRA INVEJA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UM CONSELHO CONTRA A INVEJA

Um dos grandes males que afetam a vida do ser humano é a inveja. Muitos acabam esquecendo-se de suas próprias vidas, por estarem preocupadas demais com a vida alheia. Quando lemos o Salmo 73, vemos que a inveja quase fez com que Asafe fracassasse em sua jornada, quando percebeu que o ímpio era bem sucedido, enquanto ele só padecia dores em sua justiça.

Invejar os malignos e andar com eles é uma séria ameaça à vida. [...] Invejar as pessoas erradas e andar com elas, portanto, é um duplo pecado, pois, se a inveja em si já é nociva, invejar o maligno é ainda mais grave. A inveja é um sentimento subjetivo, mas andar com os maus é uma atitude objetiva.

Asafe amargurou o seu coração por estar focado no sucesso do ímpio em sua maldade, e por isso passou a desprezar o cuidado divino para com a sua vida. A inveja tortura a mente e o coração, fazendo-nos esquecer de que nossas vidas são importantes, e que conquistar as coisas da maneira correta é melhor do que mil riquezas.

Invejar os pecadores, portanto, é ter uma visão míope da realidade. Os pecadores podem parecer felizes, mas caminham para a morte. Os pecadores podem rir agora, mas chorarão amargamente sem nenhuma gota de consolo. Os pecadores podem estufar o peito para narrar suas vantagens, suas aventuras e seus prazeres, mas serão quebrados repentinamente sem que haja cura e enfrentarão sofrimento eterno. Em vez de invejar os pecadores, devemos perseverar em temer a Deus, pois esse é um investimento seguro para o futuro. O resultado desse investimento é graça no presente e glória no futuro!

Não tenhas inveja dos pecadores. E nem sequer, permita que entre em sua mente um pensamento como: Oh! Se eu pudesse tirar de mim todos os freios!

O QUE É O VÍCIO DA INVEJA

A inveja é o desejo de ser o que o outro é, de possuir o que o outro tem. A inveja é o descontentamento com o que se tem e o desejo ardente pelo que se não tem.1 Invejar é olhar mal, isto é, é ter um sentimento negativo em relação ao nosso próximo, muitas vezes desejando o que ele tem, ou depreciando as suas ações.

A inveja é um princípio ativo de hostilidade dirigido maliciosamente a um aspecto de superioridade - real ou suposta - de outra pessoa. [...] A inveja foi causadora do primeiro assassinato (Gn 4.5). Seu aspecto mais hediondo aparece em Raquel (Gn 30.1), nos irmãos de José (Gn 37,11, cf. At 7.9), em Saul (1 Sm 18.8ss), e em Israel (Sl 106.16). Ela até instigou os líderes judeus a entregarem Jesus a Pilatos (Mt 27.18; Mc 15.10).3
Uma pessoa invejosa acaba produzindo em seu coração um ódio contra o seu próximo, pois ela domina os sentimentos verdadeiros causando feridas que se não tratadas podem manipular as vontades para o mal. A inveja é obscura e destrutiva, e assim como manipulou a Caim para que ele matasse o seu próprio irmão, ela destrói relacionamentos continuamente com a sua presença.

Precisamos cuidar de nossos corações e mentes para nos livrar desse espírito maligno que vem transtornar vidas. Façamos assim como fez Asafe, que quando se viu atribulado pela inveja, decidiu entrar no santuário de Deus e assim obteve o escape necessário para se livrar dessa opressão maligna que cega a muitos (Sl 73.16,17).

PROTEGENDO-SE CONTRA A INVEJA

Como é fácil invejar os que prosseguem, sem se deixar impedir pela responsabilidade pelas leis de Deus. Durante algum tempo, parecem prosperar sem prestar nenhuma atenção ao que Deus quer, mas não têm futuro. Aos que o seguem, Deus promete uma esperança e um futuro maravilhosos, mesmo que não os alcance nesta vida.

Somos vidas transformadas pelo poder do Senhor, e por isso não podemos desejar o estilo de vida dos pecadores. Nossa mente deve estar de contínuo protegida pelo capacete da salvação, que nos fará olhar para o alto, e desprezar os desejos fúteis que conduzem a vida dos pecadores.

Invejar essas pessoas é matricular-se na escola da violência, é enveredar-se pelo caminho sinuoso da perversidade, é doutorar-se no mais perverso estilo de vida. Em vez de desejar imitar os malignos, devemos imitar aqueles que praticam o bem; em vez de andar com os maus, devemos andar com pessoas que nos inspiram à prática do bem; em vez de dar às mãos àqueles que fazem e falam coisas perversas, devemos ser parceiros de caminhada daqueles cujas mãos praticam o bem e cujos lábios proferem palavras edificadoras.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA