Apêndice 1 – A educação anticristã

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - A IGREJA DE CRISTO E O IMPÉRIO DO MAL: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia

COMENTARISTA: Douglas Roberto de Almeida Baptista

COMENTÁRIO: Pr. Caramuru Afonso Francisco

APÊNDICE Nº 1 – A EDUCAÇÃO ANTICRISTÃ

O mundo quer educar as futuras gerações e a Igreja de Cristo precisa impedi-lo, pois lhe cabe “ensinar as nações”.

TEXTO ÁUREO

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência;” (I Tm.6:20)

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre, analisaremos a questão educacional, um dos principais pontos em que o mundo procura anular a presença da Igreja.

- O mundo quer educar as futuras gerações e a Igreja de Cristo precisa impedi-lo, pois lhe cabe “ensinar as nações”.

I – O QUE É E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

- “Educar” é a “ação de nutrir, cultivar, criar, amamentar”, tendo a mesma raiz –duc-, que significa “transportar, levar, puxar sem descontinuidade”. O homem precisa ser educado a fim de que possa sobreviver.

- Com efeito, exatamente por ser um animal racional, o homem precisa ser ensinado, não “nasce sabendo”, pois, ao contrário dos demais seres terrenos, é mais do que puro instinto, daí porque necessite de “instrução”, tendo o significado de equipar, de ajustar; ação de ordenar, ordem; ação de construir, a inserção de uma estrutura”, palavra que vem da raiz -stru-, que, por sua vez, significa “dispor em pilhas, empilhar (materiais), reunir, ajuntar, amontoar, criar, construir, erguer”.

- Em Pv.22:6, vemos que é utilizada a palavra “instruir” para indicar o ensino que se deve dar à criança. Em hebraico, o verbo utilizado é “chanak” (הנו), que vem de uma raiz, “chek” (הו), que significa “palato, céu da boca, gengiva”, dando a ideia de “esfregar algo na boca para permitir a criança sugar”, ou seja, fazer com que a criança recém-nascida se alimente, possa sobreviver e conviver.

- Nota-se, portanto, que se tem a clara concepção de que o homem não nasce sabendo, precisa ser ensinado, necessita aprender como sobreviver sobre a face da Terra. O próprio Jesus, por ter Se humanizado, passou por este processo, tanto que as Escrituras afirmam que Ele “crescia em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc.2:52).

- A educação é necessária para que o homem se forme e, deste modo, possa cumprir o seu propósito diante de Deus e dos homens.

- Bem se vê, portanto, que a educação é elemento primordial para que o ser humano atinja o seu pleno desenvolvimento e é a educação que forjará não só o caráter, mas a própria personalidade de cada indivíduo.

- O primeiro ambiente onde se deve ter a educação é a família. No processo educacional do Senhor Jesus vemos o papel relevante que teve Seus pais, pois o texto já aludido do crescimento vem em seguida à afirmação de que Cristo era sujeito a Seus pais e com eles convivia em Nazaré (Lc.2:51).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

 COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Esboço do Apêndice 1 – A educação anticristã - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Esboço do Apêndice 1 – A educação anticristã - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 737.79 KB
Slides do Apêndice 1 – A educação anticristã - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Filename: Slides do Apêndice 1 – A educação anticristã - Pr. Caramuru Afonso Francisco.pdf
Size: 1029.26 KB