ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023
Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus
COMENTARISTA: Elienai Cabral
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA
LIÇÃO Nº 13 – A AMIZADE DE JESUS COM UMA FAMÍLIA DE BETÂNIA
A estadia de Jesus em Betânia nos ensina que a nossa intimidade com o Senhor não se resume aos aspectos da vida espiritual. Ele se preocupa também que desfrutemos de Suas bênçãos em outras áreas da vida. Nesse sentido, o cristão não deve limitar seu relacionamento com Cristo apenas ao exercício ministerial ou mesmo aos serviços eclesiásticos como se isso resumisse a vida cristã. A caminhada com Cristo é marcada por etapas de aprendizado e amadurecimento da fé. Todos que seguem as pegadas de Jesus estão em processo de crescimento espiritual, tanto no que diz respeito a conhecer quem é Deus quanto à importância da influência do Evangelho em sua própria vida. Nesse contexto, a amizade com Cristo é um discipulado contínuo em que desfrutamos da Sua amizade e aprendizado.
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
A VIDA SOCIAL DE JESUS
O ser humano foi criado por Deus para ser sociável. Encontramos essa verdade durante todo o período em que Adão habitou no Jardim. Deus comunicava-se com Adão todos os dias, e até no momento de sua queda não deixou de fazer isso (Gn 3.8). A criação da mulher foi antecedida pela frase “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). A sociabilidade é um parâmetro pelo qual todo cristão deve buscar em sua jornada.
Olhando para o ministério de Jesus encontramos um homem sociável. Seu relacionamento com a família de Betânia destaca muito bem como o Senhor agia durante sua jornada, arrebanhando pessoas e amigos para estarem ao seu lado em todo o tempo, assim Ele mesmo falou: “tenho-vos chamado amigos” (Jo 15.15).
Por ser um homem sociável, Jesus se comunicava com todas as pessoas por onde passava. Toda vez que ia a Jerusalém, Ele procurava visitar Marta, Maria e Lázaro, uma família que se tornou especial nas suas relações pessoais e que vivia numa pequena aldeia chamada Betânia (Jo 12.1,2). O texto não fala dos pais nessa casa, mas os três irmãos viviam e moravam juntos e, de vez em quando, hospedavam Jesus e seus discípulos.
Destaque
A amizade de Jesus com essa família era um conforto especial porque seus irmãos, por não compreenderem sua missão, o rejeitavam e o criticavam. Na última semana antes da sua morte, foi nessa casa que Jesus foi confortado e encontrou amizade sincera. O texto bíblico diz que Jesus e seus discípulos estavam de caminho para Jerusalém indo para a Festa da Dedicação dos judeus. Jesus aproveitou a oportunidade da viagem para visitar seus amigos na vila de Betânia.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA