Lição 8 - A importância da paternidade na vida dos filhos VI

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR DE LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 8 – A IMPORTÂNCIA DA PATERNIDADE NA VIDA DOS FILHOS

A Importância da Paternidade na vida dos Filhos

Os filhos dos sacerdotes Eli e Samuel são descritos na Bíblia como exemplos de profanação espiritual, avareza e ganância. Há um completo paradoxo nessas famílias, haja vista que os pais eram sacerdotes reconhecidos e respeitados em Israel. Entretanto, foram irresponsáveis quanto à boa formação moral e espiritual de seus filhos. Naquele tempo, o papel de cada integrante da família era bem definido. Mas apenas ter ciência da responsabilidade não atendia às demandas familiares.

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A PATERNIDADE DENTRO DA FAMÍLIA

A figura do pai representa a autoridade no seio familiar. É dele a responsabilidade de ser o provedor do alimento e sua segurança de sua família. Contudo, com o passar dos tempos, encontramos a figura paterna distorcida, onde muitos pais abandonam seu papel para “curtir a vida” ou, até mesmo, para dar atenção mais as coisas externas à família, como seus ministérios, seus trabalhos e afins; esquecendo que a sua imagem é muito importante para a vida dos seus filhos.

Os pais deveriam estar envolvidos integralmente com a criação dos filhos. Não se tratava de apenas cumprir um papel, e sim de desenvolver relacionamentos sadios com vista ao bem-estar material, emocional e espiritual de toda a família. [...] Os filhos de pais que exercem o ministério muitas vezes são pressionados e destratados injustamente. Por essa razão, a educação dos filhos e o tratamento adequado nos ambientes eclesiásticos requer amor, cuidado e paciência para que eles alcancem vida cristã sadia.

Muitos filhos sofrem pressões que não deveriam ser impostas sobre eles, o que fazem se tornar rebeldes e até mesmo desgostosos com muitas coisas relacionadas a obra de Deus. Homens de Deus tem associado o seu sucesso ministerial aos seus filhos, cobrando intensamente que eles tenham que apresentar uma imagem aceitável diante de todos. Isso tem gerado consequências terríveis em muitos filhos por aí.

Um pai deve apenas se preocupar em formar o caráter de seus filhos, e não cobrarem deles uma atitude para afirmar sua conduta ministerial. A formação do caráter de qualquer indivíduo recebe influência direta das referências. É comum que crianças observem e imitem comportamentos dos pais: a forma como falam, se posicionam ou se locomovem, o jeito de se expressar, até mesmo condutas negativas.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA