Lição 7 - O relacionamento entre nora e sogra V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 7 – O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos uma das mais dramáticas histórias familiares do Antigo Testamento; veremos as crises enfrentadas por Noemi e sua família; destacaremos também aspectos do relacionamento entre Rute e sua sogra, como padrão a ser seguido por todas as gerações; e por fim, a recompensa de Deus para a vida de Noemi e sua nora Rute.

I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA HONRA

1.1 Definição. Segundo o dicionarista, honra significa: “princípio ético que leva alguém a ter uma conduta virtuosa, corajosa e que lhe permite gozar de bom conceito da sociedade; consideração devida a uma pessoa”. O verbo honrar significa: “conferir honras; dar crédito ou merecimento; dignificar, enobrecer, estimar” (HOUAISS, 2001, p. 1550).

II – QUANDO A CRISE AFETA A FAMÍLIA

2.1 Contexto histórico. Assim se inicia o livro de Rute: “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra [...]” (Rt 1.1-a), relatando uma grande crise econômica que afetou a cidade de Belém antigamente chamada de Efrata (Gn 35.19; 48.7; Rt 4.11). Tal situação se instaurou não somente por causas naturais, mas porque nesse período dos juízes o povo de Israel diversas vezes, naufragou na fé dando as costas para Deus, adorando aos ídolos e vivendo de forma desregrada (Jz 2.11; 3.7,12; 4.1; 6.1; 10.6; 13.1; 17.6). Deus puniu o seu povo como havia prometido (Dt 28.15-68).

2.2 As crises na família de Noemi (Rt 1.3-5). Entre os belemitas destaca-se nesse período a família de Elimeleque cujo nome significa: “Deus é rei”. Esse homem era casado com uma mulher chamada Noemi que significa: “agradável”. Com ela teve dois filhos, a saber: Malom que quer dizer: “doentio” e Quiliom “definhante”. Elimeque saiu de Belém para resolver uma dificuldade e acabou contraindo mais problemas. Saiu para peregrinar em Moabe, no entanto, passou ali quase “dez anos” (Rt 1.4). Nesse período ele veio a falecer (Rt 3.1); seus filhos casaram-se com mulheres que não eram de Israel (Rt 1.4); depois, seus filhos também morreram (Rt 1.5-a). “O Talmude considera isto punição por terem deixado Judá” (CUNDALL apud BATHRA, 1986, p. 235). O texto bíblico narra a situação que ficou Noemi: “ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido” (Rt 1.5-b). Nenhuma família se prepara para a morte de um dos membros. Tal situação desestabiliza o homem física, emocional, financeira e algumas vezes espiritualmente. Precisamos estar prontos para enfrentar estas dificuldades contando sempre com a graça de Deus (2Co 12.9).

III – O RELACIONAMENTO DE RUTE COM SUA SOGRA

Rute cujo nome quer dizer: “amizade”, era oriunda da terra de Moabe localizada no planalto, ao leste do Mar Morto e povoada pelos descendentes do fruto de um relacionamento incestuoso de Ló com uma de suas filhas (Gn 19.36,37). Sua experiência pessoal com Deus é notável (Rt 1.16) e o relacionamento com sua sogra e vice-versa, torna-se um exemplo nobre a ser seguido por todas as famílias. Vejamos atitudes louváveis desse relacionamento:

3.1 Afinidade e respeito (Rt 1.9). O grau de carinho e consideração é algo que deve ser destacado entre Noemi e suas noras: (a) A forma fraternal com que a sogra se dirige, sempre chamando Orfa e Rute de filhas (Rt 1.11,12,13); (b) a empatia de Noemi, ao priorizar o bem-estar de suas noras, mesmo resultando na própria solidão (Rt 1.8,9); e, (c) o reconhecimento, de que Orfa e Rute só lhe fazia bem: “[...] Que o SENHOR seja bom para vocês, assim como vocês foram boas para mim e para os falecidos!” (Rt 1.8 - NTLH).

3.2 Altruísmo (Rt 1.14). Um dos traços do caráter de Rute era o amor para com o próximo, nesse caso, à sua sogra. A despeito da tentativa de Noemi em fazê-la voltar para a casa de sua mãe (Rt 1.8), com o argumento de não ter nada para lhe oferecer (Rt 1.11,12); Rute revela seu amor altruísta, ou seja, sem interesses pessoais, quando nos diz o texto: “[…] porém Rute se apegou a ela” (Rt 1.14). A sua amizade não era uma relação utilitarista e conveniente. Seu amor não era apenas de palavras, mas de fato e de verdade (1Jo 3.18). O altruísmo de Rute é a expressão do verdadeiro amor que Paulo descreveu: “[…] não procura seus interesses” (1Co 13.5); é o amor sacrificial que tem como o maior exemplo Cristo Jesus (Rm 5.6-8); é o amor que devemos ter para com todos (Jo 13.34; 1Co 10.33; 16.14; 1Ts 3.12; 1Jo 4.21; 2Pd 1.7). Como disse o apóstolo Paulo: “Ninguém busque seu próprio interesse, e sim o de outrem” (1Co 10.24).

3.3 Lealdade. (Rt 1.16). Rute se apegou a Noemi e decidiu continuar ao seu lado. Sua fidelidade e devoção são destacadas por sua resposta, o que caracteriza uma expressão clássica de lealdade: “[...] faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não a morte me separar de ti” (Rt 1.17-b). Embora a morte do seu marido tenha cortado os laços dela com a família de Noemi pelas normas da sociedade, Rute escolhe ficar com ela voluntariamente; esse ato reflete uma abnegação
notável, a ponto de pôr em risco a própria felicidade.

3.4 Determinação (Rt 1.18). Outra virtude notável dessa jovem moabita é a sua convicção; diante da insistência de Noemi, Rute se mostra resoluta, mesmo vendo que Orfa tinha se despedido e voltado para Moabe (Rt 1.15), e tendo também como um fator o pessimismo de Noemi a respeito de seu futuro; ainda assim, Rute persiste em ficar ao lado da sua amada sogra (Rt 1.14,16). Sua determinação não estava apenas no âmbito afetivo, mas, também em suas convicções religiosas, pois estava decidida a abandonar os deuses de Moabe tornando-se seguidora do Deus de Israel “[…] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16). Esta determinação ainda é ressaltada ao se dispor em ir ao campo colher espigas trazendo provisão para ela e sua sogra (Rt 2.1,7,17,18). À semelhança de Rute, foi com firme propósito que Daniel deu testemunho de sua fé em Babilônia (Dn 1.8); essa é a atitude necessária de quem está envolvido na obra de Deus (1Co 15.58); de quem visa a recompensa divina (Hb 6.11; 10.35,36); e de quem espera a vinda de Jesus (Tg 5.7,8).

3.5 Submissão (Rt 2.2,7,10). De acordo com Aurélio submissão quer dizer: “Ato ou efeito de submeter-se. Disposição para aceitar uma condição de dependência” (2004, p. 1885). Submissão é outro aspecto do relacionamento de Rute e sua sogra; sua humildade é revelada ao se submeter, pedindo autorização para ir ao campo. O Paulo nos ensina que a submissão voluntária derivada do amor, deve ser: (a) a base dos relacionamentos domésticos (Ef 5.21,22,25; Cl 3.18-21); (b) necessário como um meio evangelístico (1Pd 3.1); (c) no trato com os líderes (Tt 3.1; Hb 13.17; 1Pd 2.13-15); (d) também com os liderados (1Pd 2.18); (e) nos relacionamentos interpessoais (1Pd 5.5), e com Deus (Hb 12.9; Tg 4.7).

IV – A RECOMPENSA DE DEUS PARA RUTE

A boa conduta nunca fica sem recompensa. Quem semeia ainda que com lágrimas, colhe seus frutos com alegria (Sl 126.5,6). Quem semeia com fartura, com abundância faz a sua colheita (2Co 9.6) (LOPES, 2007, p. 82). Rute chegou em Belém como uma viúva estrangeira, sem perspectiva aparente, no entanto, Deus cumpriu na íntegra a palavra dita por Boaz: “O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar” (Rt 2.12). Vejamos algumas ações de Deus em benefício de Rute:

4.1 Dirigiu seus passos. Ao tomar a iniciativa em ir em busca do necessário pra o sustento dela e de sua sogra, Rute sem saber estar sendo guiada pela mão invisível de Deus “[…] por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o que era da família de Elimeleque” (Rt 2.3 – ARA). Por trás de um aparente acaso, Deus revela sua providência graciosa “[…] quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho” (Gn 24.27). “A vida é composta por dois andares. No andar de baixo, pensamos que as coisas acontecem por casualidade, mas, no andar de cima, temos a garantia de que as mãos de Deus dirigem o nosso destino” (SCHAEFFER apud LOPES, 2007, p. 70). “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus […]” (Rm 8.28).

4.2 Restaurou a honra familiar. Ao voltar do campo após o encontro com Boaz, Rute conta as boas novas à sua sogra que, da condição de amargurada passou à abençoada (Rt 2.20), isso ocorre em virtude de uma nova esperança, Boaz é um dos remidores da família. Como pode ser visto, o parente resgatador poderia salvar os familiares da pobreza e dar-lhes um recomeço (Lv 25.25-34). Quando Rute contou a Noemi o que Boaz havia dito, a esperança de Noemi se fortaleceu ainda mais, pois as palavras de Boaz revelaram seu amor por Rute e seu desejo de fazê-la feliz. Após um extenso período de perdas, chega o momento da restauração “[…] o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5-b). A chegada de Rute no campo, deu a Boaz a oportunidade inicial de tornar-se seu benfeitor e abriu o caminho para que se casasse com ela no sistema do levirato, retirando toda a vergonha que repousava sobre a família (Dt 25.5,6; Rt 3 e 4).

4.3 Incluída na genealogia de Jesus. O Livro de Rute começa com três funerais, mas termina com um casamento. O primeiro capítulo registra um bocado de choro, mas o último traz superabundância de alegria (WIERSBE, 2006, p. 192). Rute recebeu do Senhor a capacidade para conceber (Rt 4.13). O menino foi motivo de grande alegria para família e vizinhos, em especial sua avó Noemi (Rt 4.14-16). O nome “Obede” significa “servo”. Obede foi o pai de Jessé, avô de Davi, e ancestral do Senhor Jesus (Rt 4.17,21,22; 1Cr 2.12; Mt 1.5; Lc 3.32). Ao ser incluída na árvore genealógica do Messias, Rute passou também a ser uma figura no Antigo Testamento, que aponta para o valor universal da obra redentora de Jesus Cristo. Revelando a verdade que a participação no reino vindouro de Deus é determinada não por sangue ou nascimento, mas, por ajustarmos a vida à vontade do Senhor mediante a obediência que vem pela fé (Rm 1.5).

CONCLUSÃO

A história bíblica de Rute é um exemplo de fé no relacionamento entre uma nora e sua sogra. Mesmo sendo uma estrangeira, Rute foi capaz de cuidar da sua sogra, demonstrando grande carinho e respeito por ela, além de administrar dentro de si perdas enormes: A vontade de Deus é que sogras e noras, bem como genros e sogros, vivam em união de maneira que a família seja ricamente abençoada por Ele.

REFERÊNCIAS

• Comentário Bíblico Beacon: Josué a Rute. Vol. 02. CPAD.

• LOPES, Hernandes Dias. Comentário Expositivo Rute. HAGNOS.

• STAMPS, Donal C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

• WIERSBE, Warren W. Comentario Biblico Espositivo do Antigo Testamento. PDF.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 12 de Mai. de 2023