Lição 6 - Pais zelosos e filhos rebeldes V

Imprimir

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

 

LIÇÃO Nº 6 – O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos a definição das palavras “zeloso” e “rebelde”; falaremos sobre a família de Sansão; pontuaremos algumas características da rebeldia deste juiz de Israel; comentaremos as marcas de uma família que serve a Deus; e por fim, citaremos lições do arrependimento de Sansão.

I – DEFINIÇÃO DAS PALAVRAS ZELOSO E REBELDE

1.1 Definição do termo zeloso. Segundo o dicionarista da língua portuguesa, a palavra “zeloso” vem do Latim “zelotypus” que significa: “alguém que tem e demonstra cuidado ou zelo, esmero, atenção e aplicação no que faz; cuidadoso, diligente, cauteloso, precativo, dedicado” (HOAUSISS. 2001, p. 2905). Com origem também no termo grego “zélos”, a palavra expressa “desvelo, diligência, afeição íntima”.

1.2 Definição do termo rebelde. De acordo com o dicionarista Antônio Houaiss (2001, p. 2394), a palavra rebelde vem do Latim “rebellis” ou “rebellare” que significa: “fazer guerra contra”. O dicionário ainda diz: “insurgente, qualidade de quem se rebela; amotinado, revoltoso, obstinado, quem não se submete, não acata ordens ou disciplina, insubordinado, que não se pode domar; domesticar ou controlar, que custa a ceder, que não responde a tratamento, que não obedece, teimoso”.

II – CONHECENDO A FAMÍLIA DE SANSÃO

2.1 Manoá. O nome do pai de Sansão vem do hebraico “Manoa.” é um personagem do Antigo Testamento, encontrado no Livro dos Juízes 13.1-23 e 14.2-4. Seu nome tem a mesma raiz do nome “Noah” que significa: “lugar de descanso”. Era da tribo de Dã e morava na cidade de Zorá (Jz 13.2), e se casou com uma mulher que era estéril e foi o pai de um dos juízes de Israel.

2.2 A mãe de Sansão. A Bíblia não menciona o nome da mãe de Sansão. Ao referir-se a ela, o autor de Juízes menciona apenas que era: “esposa de Manoá e estéril”. É a única mulher na Bíblia que Deus fez uma aliança de nazireado de maneira explícita (Jz 13.4,7,13). Mulheres na Bíblia como: Hagar, Sara, Isabel (mãe de João Batista) e Maria (mãe de Jesus) foram visitadas pelo Anjo do Senhor para anunciar o nascimento de um filho assim como aconteceu com a mãe de Sansão.

2.3 Sansão. Seu nome vindo hebraico significa:“sol ou brilho”. Foi o 12º juiz de Israel, filho de um Danita (Jz 13.2). Nazireu consagrado a Deus desde o ventre (Jz 3.5). Casou se com uma filisteia (Jz 14.1), e julgou Israel por 20 anos (Jz 15,20; 16.31). Sansão nasceu numa época muito difícil na história do povo de Deus (Jz 2.11; 3.12; 6.1; 10.6; 13.1). O último versículo do livro de Juízes é muito triste e resume bem o estado da nação “cada um fazia o que achava mais reto” (Jz 21.25). III – CARACTERÍSTICAS DA REBELDIA DE SANSÃO
Sansão é um exemplo de como a “cegueira espiritual” pode nos levar à ruína, mesmo tendo dons e habilidades especiais. Seu corpo tinha grande força, seu caráter era fraco. Durante a sua vida, violou os mandamentos de Deus. Vejamos:

3.1 Autossuficiência (Jz 14.1-2). A vida de Sansão é de contradição. Ele foi um homem de grande força física, mas exibia grande fraqueza moral. Ele foi juiz por 20 anos e “nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe” (Jz 13.5), mas continuamente quebrava as regras de um nazireu (Nm 6.1-21).

3.2 Desobediência (Jz 14.3). Ele queria se casar com uma mulher filisteia, apesar dos protestos de seus pais e em violação da lei de Deus contra o casamento inter-religioso com os pagãos (Dt 7.3,4).

3.3 Egocentricidade (Jz 14.9). Mais tarde, Sansão passou pela carcaça do leão e encontrou-o cheio de um favo de mel, que ele comeu. Isso foi uma violação da lei do nazireu: “Todos os dias da sua consagração para o SENHOR, não se aproximará de um cadáver” (Nm 6.6). Sansão parecia saber que havia errado porque, quando deu o mel para seus pais.

3.4 Inconsequência (Jz 14.12). A festa de casamento com os pagãos era literalmente uma “bebedeira” (Jz 14.10). Como um nazireu, Sansão deveria abster-se “de vinho e de bebida forte” (Nm 6.3). Embora o autor dos Juízes não indique se Sansão pessoalmente bebeu vinho ou bebida fermentada nesta festa, foi mais uma ocasião que certamente o levou ao pecado.

3.5 Imaturidade (Jz 14.13-14). Durante a festa, Sansão ofereceu uma aposta: quem pudesse resolver seu enigma receberia trinta lençóis e trinta vestes (Jz 14.12). A nova esposa filisteia de Sansão o traiu e deu a resposta ao seu enigma para seus compatriotas. Furioso, Sansão matou trinta filisteus e entregou seus bens àqueles que haviam resolvido o enigma. A esposa de Sansão foi então dada a outro homem (Jz 14.19,20).

3.6 Impulsividade (Jz 15.4-9). Sansão cheio de raiva e vingança por perder sua esposa dele (Jz 15.3) queimou as plantações dos filisteus e mais tarde, depois que os filisteus assassinaram sua esposa e sogro: “feriu-os com grande carnificina” (Jz 15.8).

3.7 Negligência (Jz 15.10-13). Sansão se escondeu em Judá por algum tempo, mas os judeus, preocupados com o fato de Sansão piorar a situação deles com os filisteus, amarraram-no e o entregaram ao inimigo.

3.8 Exibicionismo (Jz 15.14-17). Em Gaza, Sansão se prostituiu com uma filisteia, filhas dos inimigos do seu povo. Naquela noite, o povo de Gaza soube que Sansão estava em sua cidade, e ficaram à espera para matá-lo ao amanhecer. Sansão escapou levantando-se no meio da noite levando a porta da cidade com suas ombreiras uma demonstração de exibicionismo (Jz 16.1-3).

3.9 Dissimulação (Jz 16.7-17). Sansão conheceu e se apaixonou por outra filisteia chamada Dalila. Os governantes dos filisteus subornaram Dalila para descobrir o segredo da força de Sansão e traí-lo a suas mãos.

3.10 Invigilância (Jz 16.17). Dalila começou a implorar Sansão para saber o segredo de sua força. Depois de lhe contar algumas mentiras, Sansão revelou que sua força era devida sua aliança com Senhor; o fato de que seu cabelo nunca havia sido cortado conforme o pacto (Nm 6.5). Sansão entregou nas mãos do inimigo o segredo da sua força e teve que enfrentar as terríveis consequências de suas ações: “Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele” (Jz 16.20 ver ainda Jz 16.21,22).

IV - MARCAS DE UMA FAMÍLIA QUE SERVE A DEUS

Vejamos algumas marcas que aparecem na casa de Sansão que demonstram que sua família tinha a bênção do Senhor:

• Revelação de Deus (Jz 13.3a): “E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher […]”.

• Promessa divina (Jz 13.3c): “[…], porém conceberás, e terás um filho”.

• Aliança com o Senhor (Jz 13.4,7): “Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda”.

• Visitação do Senhor (Jz 13.6b): “[…] Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante à de um anjo de Deus, terribilíssima […]”.

• Oração constante (Jz 13.8a): “Então, Manoá orou instantemente ao Senhor […]”.

• Direção de Deus (Jz 13.8c): “[…] ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer”.

• Comunhão com Deus (Jz 13.9a): “E Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo de Deus veio outra vez à mulher […]”.

• Comunicação com o cônjuge (Jz 13.10a, 11a): “Apressou-se, pois, a mulher, e correu, e noticiou-o a seu marido […]. Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher”.

• Temor do Senhor (Jz 13.12): “Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?”.

• Obediência a Deus (Jz 13.14): “E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela”.

• Presença de Deus (Jz 13.16): “Então Manoá disse ao Anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos […].

• Deus era honrado (Jz 13.17): “E disse Manoá ao Anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?”.

• Deus era cultuado (Jz 13.19): “Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e agiu o Anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher”.

• Deus era reverenciado (Jz 13.20): “E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o Anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos”.

• A bênção de Deus (Jz 13.24): “[…] e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou”.

V - LIÇÕES DO ARREPENDIMENTO DE SANSÃO

Mesmo depois de todos os erros que cometeu, Sansão reconheceu sua dependência de Deus e clamou por ajuda na hora da morte. Deus o ouviu e lhe deu forças. Vejamos algumas boas atitudes de Sansão antes de sua morte:

• Clamou ao Senhor (Jz 16.28a): “[…] Então Sansão clamou ao SENHOR […]”.

• Reconheceu a força do Senhor (Jz 16.28b): “Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me […]”.

• Cumpriu a sua missão de livrar Israel (Jz 16.30): “E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia […]”.

• Foi sepultado de maneira honrada (Jz 16.31): Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai”.

• Entrou na galeria da fé como um juiz de Israel (Jz 15,20; 16.31c; Hb 11.32): “Ele julgou a Israel vinte anos”.

CONCLUSÃO

Concluímos que a vida de Sansão nos mostra a importância de confiar na força de Deus, não em nosso próprio poder; de seguir a vontade de Deus, não nossa própria teimosia; e de buscar a sabedoria do Senhor, não o nosso próprio entendimento.

REFERÊNCIAS

• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

• CHAMPLIN, R. N. Comentário do Antigo Testamento. Vol. 1. HAGNOS.

• WIERSBE. W., Warren. Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento. Vol. 1. GEOGRÁFICA.

• GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA.

Fonte: http://portal.rbc1.com.br/licoes-biblicas/index/ Acesso em 01 de Mai. de 2023