Lição 6 - Pais zelosos e filhos rebeldes II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CELEBRANDO AO REI - AMERICANA/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Adultos - RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus

COMENTARISTA: Elienai Cabral

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – O AVIVAMENTO NO MINISTÉRIO DE PEDRO

...

COMENTÁRIOS BEP - CPAD

13.1 FILISTEUS.

Uma grande horda de filisteus migrou para a costa sulina de Canaã, cerca de 1200 a.C., possivelmente vinda de Creta (Jr 47.4; Am 9.7, onde "Caftor" significa Creta).
Tornaram-se os principais inimigos dos hebreus no período de 1200-1000 a.C. (i.e., até aos tempos de Davi). Por terem a habilidade de fabricar armas de ferro, levavam vantagem militar sobre Israel (1 Sm 13.19-22). O nome "Palestina" deriva do termo "filisteu".

13.4 GUARDA-TE DE QUE BEBAS VINHO OU BEBIDA FORTE.

Enquanto a mãe de Sansão recebeu ordens para evitar beber vinho, e quaisquer outras bebidas fermentadas durante sua concepção e gravidez, por motivos espirituais (vv. 4,5), a ciência médica moderna dá o mesmo conselho por problemas físicos. Os mais destacados especialistas em defeitos congênitos do ser humano advertem que se a gestante ingerir bebida alcoólica, mesmo em doses mínimas durante a concepção ou gravidez, corre um grande risco de abortar ou causar defeitos e lesões congênitas e incuráveis nos seus nenês.

Esposa de Manoá - Sua história é semelhante à de Sara (mãe de Isaque), Rebeca (Mãe de Jacó), Raquel (mãe de José), Ana (mãe de Samuel) e Isabel (mãe de João Batista). Todas estéreis, mas receberam um milagre para serem mães de homens escolhidos por DEUS.

13.5 O MENINO SERÁ NAZIREU.

Deus queria que Sansão fosse nazireu, e que seguindo seus elevados padrões, ele fosse um notável exemplo de vida e testemunho para o seu povo (para uma explanação do voto do nazireado, ver Nm 6.2 NAZIREU - Pessoa leiga de qualquer sexo que estava presa a um voto especial de consagração ao serviço de Deus durante um período definido ou durante toda a vida (Nm 6.1-5). Sua abstinência era assunto pessoal, mas não como membro de um grupo como os recabitas (q.v.). Geralmente, o voto era feito voluntariamente, mas os pais às vezes faziam a consagração dos filhos para a vida toda, como nos casos de Sansão (Jz 13), de Samuel (1 Sm 1.9-11) e de João Batista (Lc 1.15,80; Mc 1.6).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA